Após vencer eleições em Taipas, Azevedo diz que foco será a saúde

O candidato do PSD Joaquim Carlos Azevedo desbancou a prefeita interina Maria do Socorro Carvalho dos Santos em disputa acirrada; Posse deve ocorrer no próximo dia 23

Taipas
Descrição: Taipas Crédito: Da Web

Taipas do Tocantins já tem um novo prefeito. Eleito ainda neste domingo, 1º, conforme informações obtidas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) com 731 votos, o candidato do PSD, Joaquim Carlos Azevedo, que já havia disputado o pleito em 2012, é o mais novo chefe do executivo do município do Sudeste do Estado. De acordo com o prefeito eleito, a disputa foi decidida por apenas 39 votos de diferença para a segunda colocada, Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB), prefeita interina da cidade, que teria recebido 692 votos.

Ao T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 02, Azevedo declarou que já esperava um resultado apertado como esse. “Eu sabia que a luta não ia ser fácil. Quando você disputa contra o governo do estado e contra o do município também, a gente já tem a consciência de que seria difícil”, diz.

Sobre as primeiras medidas que pretende tomar como prefeito, Azevedo afirmou que neste primeiro momento priorizará a saúde do município. “Vou colocar as coisas em ordem. A saúde daqui está na UTI, a educação tá mal e também não têm estradas. Mas primeiramente vou trabalhar em prol da saúde, pois não tem nada. O unidade de pronto atendimento funciona em uma casa”, completa.

O prefeito eleito declarou ainda que não formou o seu grupo de secretários, mas ressaltou que as articulações para a definição começarão nesta semana. Azevedo adiantou ao T1 Notícias que sua posse será no dia 23 deste mês. Também disputou as eleições ao cargo de prefeito Enivaldo Ferreira dos Santos (PV).  A cidade, segundo o IBGE, possui 1.945 habitantes e, de acordo dados das eleições de 2012, possui 1.791 eleitores.

Entenda

O prefeito anterior de Taipas Orlando Proência (PSDB) e seu vice Jefferson Antunes (PR), o Jersinho, foram cassados após a instauração de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta por Joaquim Carlos Azevedo, que concorreu contra Proência nas eleições de 2012. Os dois políticos cassados ficaram inelegíveis por oito anos acusados de abuso de poder econômico e propaganda institucional irregular.  Eles foram condenados ainda a pagar multa no valor de 40 mil UFIRs (pouco mais de R$ 40 mil). Com o afastamento a presidente da Câmara, Maria do Socorro Carvalho dos Santos, assumiu interinamente o cargo de prefeita de Taipas.

Comentários (0)