Ayres apresenta projeto para derrubar aumento de 30,13% na tarifa de água

Deputado Ricardo Ayres apresentou projeto que prevê a derrubada do aumento na tarifa de distribuição de água, que teve início em março deste ano. Deputado Toinho Andrade pediu vista do projeto

Projeto de Ayres prevê derrubada de aumento
Descrição: Projeto de Ayres prevê derrubada de aumento Crédito: Foto: Divulgação

Na reunião de comissões conjuntas, na tarde desta quarta-feira, 08, na Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Toinho Andrade (PSD) pediu vista ao projeto de Decreto Parlamentar n.º 042, de autoria do Deputado Estadual Ricardo Ayres (PSB) e outros deputados, e que tem como relator o Psdebista Olyntho Neto, que prevê a derrubada do aumento na tarifa de distribuição de água, que teve início em março deste ano e foi reajustada pela Odebrecht Ambiental | Saneatins com autorização da Agência Tocantinense de Regulação (ATR).



Ricardo Ayres apresentou o projeto com assinatura de vários parlamentares, porém na tarde desta quarta durante a reunião das comissões o Deputado Toinho Andrade alegou que gostaria de estudar mais profundamente o Decreto, o que provocou estranheza dos demais deputados, que afirmaram ser favoráveis a derrubada do reajuste por ter tomado como base uma auditoria unilateral da empresa ODEBRECHT.

 


“O consumidor não pode pagar esta conta. O aumento praticado é um absurdo se levarmos em consideração o momento que o país atravessa e, sobretudo, a inexistência de investimentos que deveriam acontecer e não aconteceram”, comentou Ricardo Ayres, que apresentou ainda nesta sessão projeto de Lei que obriga a necessidade da prévia aprovação, pela Assembleia, da venda de ações das sociedades de economia mista e empresas que o Estado integre. "Nossa Saneatins foi privatizada e no ano de 2014 o Estado vendeu suas ações sem nenhum controle e transparência", explicou Ayres.



Com o pedido de vista, Toinho Andrade tem o prazo regimental de 24 horas para analisar o projeto e devolver para as comissões, com isso, somente na próxima semana o Decreto Legislativo volta à pauta e poderá, após aprovada, ser encaminhada ao plenário para votação final.



Sobre o Reajuste


Conforme a publicação da Agência Tocantinense de Regulação, em que ficou autorizado o reajusta, 10,67% são referentes ao Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA). Já os 6,48% são pagos por investimentos feitos pela Odebrecht Ambiental | Saneatins e reconhecidos pela ATR.



O valor total do reajuste por investimentos será de 19,46%. Porém, esse percentual será divido em três parcelas. As outras duas serão pagas pelo consumidor em 2017 e 2018. Ao todo foi autorizado 30,13% de aumento para estes anos de 2016, 2017 e 2018, sendo que 17,1% já está em vigor.

Comentários (0)