Câmara de Divinópolis recebe pedido de cassação de mandato de vereador preso

O pedido foi realizado por eleitor da cidade e protocolado na Câmara de Divinópolis na última quarta-feira; Casa deve seguir rito de cassação

Anestor Soares Pinto
Descrição: Anestor Soares Pinto Crédito: Da Web

Anestor Soares Pinto (PEM), ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Divinópolis e acusado de tentativa de homicídio, teve o mandato suspenso e está preso em Paraíso aguardando julgamento desde julho deste ano. Na última quarta-feira, 18, foi protocolado na Câmara de Divinópolis, pedido para a perda do mandato eletivo de Anestor Soares em virtude de sua prisão preventiva.

 

Ao T1, na tarde desta segunda-feira, 23, o presidente da Casa, o vereador José Antônio Lima dos Reis (PSDB), disse que o pedido foi realizado por um eleitor da cidade e apresentado na Câmara pelo vereador suplente Luiz marinho (PRB), que assumiu a vaga de Anestor Soares logo após sua prisão, provisóriamente, enquanto seu mandato está suspenso.  

 

O presidente da Casa explanou que o processo seria discutido em plenário já no dia seguinte do seu protocolamento, porém, por falta de quórum, o pedido não foi distribuído para os vereadores.

 

Ainda de acordo com José Antônio, “a assessoria jurídica da câmara já está tomando providências cabíveis em questão do processo que vai ocorrer. Analisando todos os trâmites para que ocorra dentro da legalidade”.

 

Sobre o resultado da cassação do mandato eletivo de Anestor Soares, o presidente da Câmara afirmou que “o que é de direito, jamais será tirado. Estamos aqui para cumprir a lei. Nós representamos o poder.” O vereador garantiu também que a apreciação do processo pela Casa acontece ainda este mês.

 

Entenda

 

O vereador de Divinópolis, Anestor Soares Pinto, 44 anos, está preso de julho, em Paraíso, por tentativa de homicídio qualificado. Anestor teria ido junto com um amigo numa cidade vizinha conversar com um homem de nome não informado, sobre a venda de um carro, e que um disparo teria sido efetuado contra o proprietário do carro durante uma discussão. De acordo com relatos, à época, o amigo do vereador teria feito o disparo.

Comentários (0)