Carlesse e Wanderlei são diplomados e empossados nesta 2ª; veja detalhes dos eventos

Na mesma sessão, Luana Ribeiro será empossada como presidente permanente da AL; na ocasião, também serão empossados os suplentes de deputado estadual Solange Duailibe e Stalin Bucar

Eleitos são diplomados e empossados nesta segunda
Descrição: Eleitos são diplomados e empossados nesta segunda Crédito: Divulgação

Mauro Carlesse (PHS) e Wanderlei Barbosa (PHS), eleitos no segundo turno das eleições suplementares do Tocantins com 75% dos votos válidos, serão diplomados e empossados nos cargos de governador e vice-governador na manhã desta segunda-feira, 9, em cerimônias no Tribunal Regional Eleitoral e na Assembleia Legislativa. Ambos ficam no cargo para um mandato tampão até o dia 31 de dezembro.

 

Em comunicado oficial enviado à imprensa ontem, 8, Wanderlei Barbosa, que anteriormente havia cogitado permanecer na Assembleia Legislativa, declarou sua renúncia ao mandato de deputado estadual para tomar posse ao lado de Carlesse.

 

No TRE Tocantins a cerimônia de diplomação dos eleitos acontece às 9 horas desta segunda. A sessão solene é realizada no auditório do Tribunal, onde o presidente, desembargador Marco Villas Boas, realizará a entrega do diploma a Carlesse e a Wanderley. No TRE o evento não será aberto ao público, sendo restrito aos diplomandos, autoridades convidadas e veículos da imprensa. Logo após a diplomação, Carlesse e Wanderlei seguem para a sessão solene de posse na Assembleia Legislativa.

 

Na AL também serão empossados os suplentes de deputado estadual Solange Duailibe (PT) e Stalin Bucar (SD), que ocuparão, respectivamente, as cadeiras deixadas por Carlesse e Wanderlei. Na mesma sessão, a deputada Luana Ribeiro (PSDB) será empossada como presidente permanente da Assembleia, para terminar a gestão iniciada por Carlesse à frente da Casa de Leis, posto que a parlamentar vinha exercendo interinamente desde que Carlesse deixou a AL para assumir o governo interino do Tocantins no dia 27 de março. Com a posse, Luana se torna a primeira mulher a presidir de forma definitiva a mesa diretora da AL no Tocantins e também, atualmente, a única que assume efetivamente tal posto no país.

 

Após a posse, os novos governador e vice do Tocantins seguem para o Palácio Araguaia para ocupar, agora de forma definitiva, seus postos à frente do comando do Estado. Carlesse e Wanderlei venceram a eleição suplementar que foi convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a cassação dos mandatos do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice, Claudia Lelis (PV).

 

As equipes do T1 Notícias acompanham as duas cerimônias e trazem mais detalhes em instantes aos leitores.

Comentários (0)