Comissões e Blocos são reorganizados na AL e novos presidentes são nomeados

Deputados organizaram os blocos partidários na Casa e também nomearam novos presidentes para as comissões da Assembleia. Parlamentares acreditam que reorganização trará melhorias...

Deputados acreditam que mudanças não atrapalham
Descrição: Deputados acreditam que mudanças não atrapalham Crédito: Clayton Cristus/AL

No último ano de mandato dos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa (AL) passou novamente por uma reestruturação em seus blocos e suas comissões.

A reorganização foi realizada nas duas primeiras semanas de trabalho da Casa este ano, mas a solicitação de mudança nos blocos partidários já era solicitada desde outubro de 2013, quando vários parlamentares mudaram de sigla.

O deputado estadual José Bonifácio (PR) declarou ao T1 Notícias que as mudanças neste período final de mandato legislativo não atrapalhariam o andamento das matérias na AL. “Não acredito porque no tempo de maior radicalismo, que foi no início do período de trabalhos da Casa, nunca atrapalhou, pelo contrário deixará mais fácil as atividades. Hoje, por exemplo, já foram distribuídos muitos processos nas comissões”, afirmou.

O líder da base do governo na AL, deputado Carlão da Saneatins (PSDB), também afirmou ao T1 Notícias que a nova formação dos blocos facilitaria os trabalhos na Casa. “A nova formatação das comissões dará uma maior dinâmica nas atividades. Devido as mudanças de partidos no ano passado, criou-se um pouco de conflito por falta da constituição dos blocos e das lideranças deles”, destacou.

Após a reoganização, as comissões da casa ficaram da seguinte maneira:

Comissão

Presidente

Vice-presidente

Constituição, Justiça e Redação

Amélio Cayres (SDD)

Iderval Silva (SDD)

Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle

José Augusto (PMDB)

José Bonifácio (PR)

Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia

Zé Roberto (PT)

Eli Borges (PMDB)

Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público

Osires Damaso (DEM)

Solange Duailibe (SDD)

Educação, Cultura e Desporto

Wanderlei Barbosa (SDD)

Josi Nunes (PMDB)

Cidadania e Direitos Humanos

Stalin Bucar (SDD)

Freire Júnior (PV)

Saúde, Meio Ambiente e Turismo

Marcello Lelis (PV)

Stalin Bucar (SDD)

Permanente de Segurança Pública

Sargento Aragão (PROS)

José Bonifácio (PR)

Permanente de Acompanhamento e Estudo de Políticas Públicas para a Juventude

Carlão da Saneatins (PSDB)

Marcello Lelis (PV)

Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher

Solange Duailibe (SDD)

Amália Santana (PT)

Minas e Energia

Vilmar do Detran (SDD)

Manoel Queiroz (PPS)

 

A formação dos Blocos

Há o bloco PT/ PR, que tem o deputado Zé Roberto (PT) como novo líder. O outro bloco é formado pelos partidos PEN, PSD, PTB, DEM e PSDB, tendo como líder da bancada o deputado Osires Damaso (DEM). Os demais componentes são os parlamentares Raimundo Palito (PEN), José Geraldo (PTB), Toinho Andrade (PSD) e Carlão da Saneatins (PSDB).

A outra bancada fica constituída pelos partidos SDD e PPS. Os parlamentares que a compõem são Amélio Cayres (SDD), Sandoval Cardoso (SDD), Stalin Bucar (SDD), Wanderlei Barbosa (SDD), Iderval Silva (SDD), Solange Duailibe (SDD), Vilmar do Detran (SDD), Manoel Queiroz (PPS) e Eduardo do Dertins (PPS). A liderança ficou com o deputado Stalin Bucar.

PMDB, PV, PROS finalizam a lista dos blocos. Josi Nunes (PMDB), José Augusto Pugliesi (PMDB), Eli Borges (PROS), Sargento Aragão (PROS), Marcelo Lelis (PV), Freire Júnior (PV) compõe o bloco, que tem Eli como líder.

 

(Com informações da Dicom/AL)

Comentários (0)