Consórcio de governadores assina protocolo de intenções para a segurança pública

O protocolo prevê o serviço de inteligência estruturado, com a presença de policiais de diversos estados e prevê também operações táticas no combate ao crime organizado

Reunião dos estados consorciados
Descrição: Reunião dos estados consorciados Crédito: Foto:Elizeu Oliveira

Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 3, um protocolo de intenções para congregar esforços e ações conjuntas de defesa social nos territórios dos estados consorciados, incluindo o Maranhão, durante a 3ª reunião do Fórum do Consórcio do Brasil Central no Tocantins, ocorrida no Ahãdu Eventos, em Palmas.   

 

O protocolo prevê o serviço de inteligência estruturado, com a presença de policiais de diversos estados, prevê também a autorização dos governadores para operações táticas no combate ao crime organizado nas fronteiras dos Estados, além da criação de uma câmara de segurança pública com o objetivo de reunir propostas e tomadas de decisões sobre as questões relacionadas à área de segurança.

 

Na coletiva de imprensa, antes do início dos trabalhados do fórum, o governador Marcelo Miranda (PMDB) anunciou que o acusado de roubar e estuprar uma servidora pública no dia 1º, na Praça dos Girassóis, havia sido localizado na cidade de Natividade e que toda a equipe da segurança pública do Estado estava mobilizada para prender o suspeito.

 

As medidas de segurança apresentadas no evento foram fruto da reunião de secretários de segurança pública dos Estados de Goiás, Mato Grosso do sul, Rondônia e do Distrito Federal, que aconteceu nesta quinta-feira, 2, e foi  coordenada pela vice-governadora Cláudia Lelis e pelo vice-governador de Goiás e secretário de Segurança Pública, José Eliton Júnior. 

 

Durante o encontro, Cláudia Lelis defendeu parcerias e a união dos Estados no combate ao crime organizado. “O governo do Tocantins tem promovido uma série de ações para aumentar a segurança pública, mas sabemos que somente a união dos Estados, uma fiscalização maior nas fronteiras e uma ação conjunta das polícias poderão contribuir para melhoria da segurança", defendeu a vice-governadora.

 

Também na reunião o secretário de Segurança Pública do Estado, César Simoni destacou que a solução para a segurança depende da parceria dos estados, mas, principalmente da cooperação do governo federal. "Essa reunião contribuirá muito para traçarmos estratégias de combate ao crime organizado, bem como ao novo cangaço, prática criminal que vem sendo praticada em nosso Estado", defendeu Simoni.

 

Fórum

No Fórum os governadores, além da segurança pública, trataram também sobre educação, saúde, agronegócio, dívida dos Estados com a União, dentre outros assuntos. “O objetivo principal é discutirmos os problemas comuns dos Estados e alinharmos as demandas para buscarmos caminhos e termos sucesso na resolução desses problemas”, disse o governador de Rondônia, Confúcio Moura.  

 

Turismo

Na ocasião o governador Marcelo Miranda apresentou uma proposta de desenvolvimento de turismo integrado entre os Estados que compõem o consórcio, incluindo o Maranhão, no intuito de fomentar o setor, melhorando o desenvolvimento sócio-econômico da região com a geração de  emprego. Miranda falou sobre o potencial turístico do Tocantins, citando as condições climáticas e os biomas que favorecem a atividade no Estado.

 

Além de secretários de Estados, participaram da reunião os governadores que integram o consórcio: Marcelo Miranda (TO), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Reinaldo Azambuja (MS), Confúcio Moura (RO) e governador de Mato Grosso, Pedro Taques do Mato Grosso, que esteve representando secretário de Planejamento e Educação do Estado, Marco Aurélio Marrafon. 

Comentários (0)