Corte eleitoral decide pela inelegibilidade de Sandoval Cardoso e Agnolim até 2022

Por abuso de poder político e econômico, o TRE/TO declarou ilegíveis o ex-governador Sandoval e o ex-deputado Angelo por oito anos. Ambos podem recorrer no TSE.

Sandoval e Angelo em campanha eleitoral durante eleições 2014
Descrição: Sandoval e Angelo em campanha eleitoral durante eleições 2014

Em sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira, 20, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) declarou a inelegibilidade do ex-governador Sandoval Cardoso (SD) e do ex-deputado Angelo Agnolin (PDT) até 2022. A inegibilidade de oito anos será contada a partir das eleições de 2014.

 

A Decisão do TRE-TO considerou que houve abuso de poder político e econômico por parte de Sandoval Cardoso, candidato à reeleição à época, ao conceder benefícios, aumentos e promoção de servidores públicos durante seu governo, em 2014. De acordo com o voto da corte do TRE-TO, essas ações teriam influenciando nas eleições e comprometendo o resultado do pleito.

 

“Assim, reconhecendo que a concessão de benefícios, aumentos e promoções à servidores públicos, em patamares muito acima dos índices de recomposição da perda de poder aquisitivo, com gravidade e apta a influir na vontade do eleitor, comprometendo a normalidade e a lisura do pleito, reconheço a prática de abuso de poder político”, discorre relatoria.

 

O voto

O Tribunal decidiu, por unanimidade, nos termos do voto da relatora, a desembarcadora Jaqueline Adorno, que continha mais de 150 páginas, pela inelegibilidade de Sandoval e Agnolin.

 

Agnolin

O ex-deputado e presidente regional do PDT, Angelo Agnolin, era candidato a vice-governador na chapa de Sandoval nas Eleições 2014.

 

Em contato com o T1 Notícias por telefone, Agnolim disse que ainda não teve acesso a decisão, e que portanto, não se manifestaria ainda sobre o assunto. "Não sei porque me declararam como inelegível, mas a gente vai ver o que cabe de recurso e fazer a devida defesa", declarou. 

 

Recurso

Diante da possibilidade de recorrer no TSE, o Portal T1 Notícias tentou na tarde desta terça-feira, 20, entrar em contato com a defesa do ex-governador Sandoval, no entanto, até o fechamento da matéria não conseguiu falar com os advogados. O espaço continua aberto.

Comentários (0)