Eleições para prefeito ocorrem neste domingo: três candidatos concorrem

Após a cassação do ex-prefeito e de seu vice, novas eleições serão realizadas para definir o nome do novo prefeito. Ex-candidato ao cargo, presidente da Câmara e líder do PV na cidade disputam...

Novas eleições vão ocorrer na cidade de Taipas do Tocantins, região sudeste do estado, neste domingo, 01. A eleição será disputada por três candidatos: Joaquim Carlos Azevedo (PSD), Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB), presidente da Câmara da Cidade e prefeita interina, e Enivaldo Ferreira dos Santos (PV).

O prefeito cassado da cidade, Orlando Proência (PSDB), declarou ao T1 Notícias que apoiará a candidata Maria do Socorro. “Ela faz parte da minha base. A gente vai ganhar de novo”. Questionado sobre a cassação por abuso de poder econômico e propaganda institucional irregular,  Proência alegou apenas ter sido uma “injustiça”.

A candidata Maria do Socorro disse estar confiante para as eleições deste domingo. Questionada se o apoio do prefeito cassado poderia atrapalhar sua candidatura, ela informou que “muito pelo contrário, o povão gosta dele”. “Ele está me apoiando porque ele quer. Não pedi apoio de ninguém. E quem não quer o apoio dele? Até o Joaquim (adversário na disputa) quer”, declarou.

O T1 Notícias não conseguiu o contato dos outros dois concorrentes na manhã deste sábado, 31, para repercutir sobre a eleição e sobre as declarações da adversária. O espaço deste portal está aberto caso eles queiram se posicionar.

A eleição ocorrerá na Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, com início marcado para 8h e fim às 17h. Após o término do período de votação começará a contagem dos votos. A cidade, segundo o IBGE, possui 1.945 habitantes e, de acordo dados das eleições de 2012, possui 1.791 eleitores.

 

Entenda

O prefeito anterior de Orlando Proência (PSDB) e seu vice Jefferson Antunes (PR), o Jersinho, foram cassados após a instauração de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta por Joaquim Carlos Azevedo, que concorreu contra Proência nas eleições de 2012. Os dois políticos cassados ficaram inelegíveis por oito anos, acusados de abuso de poder econômico e propaganda institucional irregular.  Eles foram condenados ainda a pagar multa no valor de 40 mil UFIRs (pouco mais de R$ 40 mil). Com o afastamento a presidente da Câmara, Maria do Socorro Carvalho dos Santos, assumiu interinamente o cargo de prefeita de Taipas.

Comentários (0)