Em reunião fechada deputados estaduais decidem pela extinção do Auxílio Moradia

Deputados decidem em reunião, suspender votação do requerimento do deputado Marcelo Lélis e extinguir coletivamente ato da Mesa Diretora que criou o Auxílio Moradia

Uma reunião fechada, provocada com a interrupção da sessão ordinária desta terça-feira, 2, antes que o requerimento do deputado Marcelo Lélis(PV) entrasse em votação, acabou por volta de 12h40 com a extinção do Auxílio Moradia.

O requerimento, apresentado na quarta-feira, 26, era assinado pelo deputado do PV e pelo deputado Sargento Aragão, originalmente, mas já tinha o apoio dos oito deputados que decidiram pedir para não receber o benefício.

Os deputados devem retornar ao plenário com a leitura do Projeto de Resolução que extingue o benefício, conforme informou ao T1 Notícias por telefone o deputado José Geraldo (PTB). "Houve uma conversa muito positiva, e mais profunda entre os deputados, no sentido de que a Assembléia repense algumas situações e se posicione de forma a buscar a contenção de gastos", adiantou.

José Geraldo disse ainda que o clima está extremamente favorável ao amadurecimento de outras medidas a serem tomadas nas próximas semanas. "é positivo quando não temos um deputado contra ou outro, mas todos juntos, amadurecendo decisões que vão fortalecer o parlamento e dar resposta ao maior anseio da sociedade hoje, que é diminuir o custo do Estado para o contribuinte", avalia.

Damaso confirma

O deputado Osires Damaso também confirmou ao T1 Notícias que a decisão foi tomada e a Resolução será lida pela Mesa Diretora no retorno da sessão. "De minha parte eu farei meu pronunciamento no sentido de devolver aos cofres púbicos o repasse que foi feito à título de auxílio moradia para a minha conta", antecipou.

Bastidores

Nos bastidores fontes da Assembléia informaram ao T1 Notícias que a discussão entre os parlamentares foi dura. O argumento de Lélis de que era preciso refluir diante da reprovação da opinião pública ao benefício acabou prevalecendo. Outros deputados também vinham articulando nos bastidores para que a Casa mudasse de posição.

O mal estar teria sido gerado pela iniciativa de Lélis, que acabou "acuando" deputados que ainda não haviam se decidido.

Na segunda-feira, 1º , o deputado Osires Damaso defendeu em entrevista ao T1 Notícias que a decisão fosse coletiva, uma vez que os 24 parlamentares assinaram a resolução da Mesa Diretora que criou o auxílio.

A grande pergunta que já circula nas redes sociais é se quem recebeu o auxílio devolverá os recursos aos cofres públicos. Os deputados também devem enfrentar a mesma discussão quanto ao benefício concedido ao Judiciário, ao Ministério Público e ao TCE.

(Atualizada às 14h04)

Comentários (0)