Ferneda toma posse e promete combate à corrupção e administração participativa

Durante o discurso de posse à frente da administração municipal de Guaraí, o prefeito Genésio Ferneda prometeu combate à corrupção e administração participativa

O novo Prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda (PSD), disse em seu discurso de posse que sua responsabilidade é ainda maior, pois além de continuar as realizações de seu antecessor, o seu desafio maior é o de realizar uma gestão cada vez mais participativa.

“Temos uma responsabilidade enorme daqui pra frente, vamos fazer sempre o melhor para Guaraí. Para isso convoco meus secretários para atuarem como tais durante 24 horas do dia, conto muito com o apoio de toda a população para lutarmos em uma verdadeira guerra contra a corrupção e o desperdício na Administração Pública”, disse Genésio.

O primeiro ato do evento foi um culto ecumênico, organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Guaraí. Na oportunidade, os representantes eclesiásticos das denominações que se faziam presente, abençoaram os eleitos e proferiram palavras de encorajamento, responsabilidade e de honra aos votos recebidos durante o pleito último.

Seção de Posse

De acordo com a Lei Orgânica Municipal, a seção solene de posse é sempre presidida pelo vereador mais votado nas últimas eleições, no caso de Guaraí a reponsabilidade ficou por conta do parlamentar Ricardo Gauchim (PPS), que obteve 869 votos válidos no último pleito.

Um dos parlamentares mais emocionados era do Vereador Kaburé (PSDB), que em alguns momentos segurava a emoção, principalmente na hora em que todos cantavam o Hino Nacional.

Mas sem dúvidas, a maior emoção do evento ficou por conta do momento em que Genésio Ferneda (PSD), enfim, foi empossado no cargo de Prefeito de Guaraí, ocasião que arrancou inúmeros aplausos da plateia e até choro de algumas pessoas que se faziam presentes.

Mesa Diretora da Câmara

Além da posse, outra responsabilidade dos Vereadores empossados de Guaraí, já em seu primeiro dia de mandato, era a eleição dos cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio de 2013 e 2014.

E foi justamente daí que saiu a maior surpresa da cerimônia. Conforme adiantado por um grupo de parlamentares ainda no mês de novembro, tudo já estaria certo para a composição dos cargos na Casa de Leis. Surpreendentemente o vereador Cláudio Alencar (PSB), que era um dos articuladores do grupo de oposição, passou para a base aliada de Genésio, sendo escolhido como o candidato a Presidência da casa.

A manobra da base de Genésio, que só foi revelada horas antes da cerimônia, pegou de surpresa a todos, inclusive o vereador Jair Gaúcho (PSDB), que já tinha como certa a sua eleição ao cargo de Presidente pela oposição.

Com esta reviravolta, ocorrida nos bastidores, a mesa diretora ficou com a seguinte composição:


Presidente: Claudio Alencar (PSB)
Vice-presidente: Donizeth Medeiros (PPS)
1º Secretário: Ricardo Gauchim (PPS)
2º Secretário: Miltão da Ambulância (PSD)
Tesoureira: Fátima Coelho (PSD)

Secretariado

O prefeito Genésio Ferneda, anunciou oficialmente seu Secretariado. Diferentemente da mesa diretora, não houveram surpresas, conforme anunciado a alguns dias em toda a imprensa estadual:

Veja a lista dos Secretários escolhidos por Genésio Ferneda:

 Oscimar Lopes Barbosa – Empresário
Secretário de Articulação Institucional, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

 Marivânia Fernandes Santiago – Economista
Secretária de Administração e Planejamento

Lires Teresa Ferneda – Primeira Dama e Professora
Secretária de Desenvolvimento Social

Joaquim Brito Damasceno – Empresário
Secretário de Finanças

 Larissa Arantes Lopes – Enfermeira
Secretária de Saúde

Adriana Boetcher Brum – Professora
Secretária de Educação e Cultura

Antônio Carlos Cruz Moura – Fazendeiro
Secretário da Infraestrutura e Desenvolvimento Rural

Cloves Ferreira – Vereador até final de 2012

Secretário de Habitação, Juventude, Esporte e Lazer
 

Com informações de Marcelo Griss

Comentários (0)