Governador afirma que fez mais obras que governos anteriores em oito anos

Secretário-chefe da Casa Civil, Renan de Arimateia, levou mensagem do governador Siqueira Campos (PSDB) a parlamentares. Oposição criticou falas de secretário...

Mensagem do governador é lida na AL
Descrição: Mensagem do governador é lida na AL Crédito: T1 Notícias

O secretário da Casa Civil, Renan de Arimatéia, representou o governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB) e recebeu diversas críticas dos parlamentares de oposição após o seu discurso sobre as conquistas do Executivo no último ano.

Na mensagem, o governo enalteceu as conquistas e relembrou o grave estado de desequilíbrio orçamentário-financeiro, que teria ocorrido por uma forte frustração das receitas estaduais. "E no campo da infraestrutura, afirmo mais uma vez: O atual governo realizou mais obras do que os anteriores em oito anos", destaca Siqueira na mensagem.

O governador enaltece ainda os benefícios concedidos ao militares e aos servidores do Quadro Geral durante o último ano. Ele fala também sobre o concurso do Quadro Geral (CQG),e diz que já houve a convocação e nomeação de 3.303 candidatos aprovados. Outro ponto ressaltado está no investimento na saúde. De acordo com a mensagemem 2013 foi investido R$ 937,78 milhões nesta área. "O Tocantins é um dos estados federados que mais aplicaram recursos na Saúde", ressalta o governador.

Durante o discurso da mensagem o porta-voz Arimateia falou ainda sobre a redução sobre os Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e eletrodomésticos e do Imposto sobre Operações financeiras (IOF) e ainda sobre a criação de pastas no âmbito do Executivo como a Agência de Máquinas e Transportes do Estado (Agetrans).

 

Oposição critica

O primeiro deputado a criticar as falas de Arimateia foi o oposicionista José Augusto Pugliesi (PMDB). “Nós estamos vendo uma aula de como não fazer gestão de recursos públicos. O governo dando um calote no fornecedor. E o que dizer sobre as obras?  Nossas estradas estão todas esburacadas”, afirmou em discurso no Plenário.

A grande quantia inserida nas contas do Estado foi um fator que norteou o discurso do também oposicionista Eli Borges (Pros). De acordo com ele mesmo com muito dinheiro, o resultado do trabalho do Executivo é pífio. “Para onde foi esse dinheiro? . A saúde continua na UTI. Nós também não temos obras diferenciadas no Estado. As obras sociais, como casas populares, eu não percebo que elas tenham a acontecido para atender a população carente, e nem chegamos a falar dos altos índices de violência do Estado”, destacou.

A deputado estadual Josi Nunes (PMDB) também não poupou críticas ao Executivo. "Há uma falta de respeito do governo com as decisões do legislativo", declarou. 

 

Base defende

O deputado estadual e líder da base do governo na AL, Carlão da Saneatins (PSDB), agradeceu a visita do secretário na AL e ressaltou que Siqueira faz um excelente trabalho como gestor do Estado. Já o parlamentar Amélio Cayres (SDD) criticou as declarações da oposição. “Temos obras importantes como as do Hospital de Augustinópolis e agora a ampliação da Universidade do Tocantins (Unitins). Com esse tanto de obras, só se pegar os três mil óculos do Marcelo Miranda (PMDB)  para poder enxergar”, disse.

 

Sobrou para Amastha

Após o fim do recesso, o deputado estadual José Bonifácio (PR) retornou à AL com os seus discursos acalorados. Ele, em seu discurso no Plenário, elogiou os trabalhos do governador e ainda criticou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP).

“O Siqueira cuidou da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil, dos Bombeiros. Tem gente que está com o salário crescendo de todos os jeitos e quando cresce a folha diminui os investimentos. Já as ruas da cidade (Palmas) estão todas esburacadas, ai vem um palhaço emporcalhando a nossa política e falando besteira, o Siqueira pelo menos tá trabalhando”, declarou o parlamentar se referindo a Amastha.

Comentários (0)