Josi diz que problemas na saúde se repetem e governo não apresenta solução

Em seu discurso na AL a deputada disse que ano após ano os problemas são expostos mas não há solução efetiva. Base rebate críticas e diz que recebeu Estado sucateado...

Deputada Josi Nunes
Descrição: Deputada Josi Nunes Crédito: Ascom/AL

A deputada estadual Josi Nunes (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 25, para discursar sobre problemas na saúde. A parlamentar começou o discurso falando que os deputados começam e terminam anos com os mesmo problemas e pontuou alguns deles: falta de medicamentos; falta de segurança; equipamentos quebrados e demora nos atendimentos.

“São sempre os mesmos problemas e sempre as mesmas justificativas: licitações, fornecedores e nenhuma solução. Primeiro a terceirização da Saúde, depois o fim da terceirização e gestão própria do Estado. Já foram seis secretários de Saúde e a novela se arrasta. Começamos 2014 com as mesmas denúncias”, disse Josi Nunes.

A deputada lembrou em seu discurso que a Defensoria Pública e um procurador da República “visitaram de surpresa o almoxarifado do Estoque Regulador da Sesau e encontraram medicamentos desorganizados, vencidos, misturados com outros dentro do prazo de validade, em ambiente sujo, sem refrigeração, expostos ao sol e chuva e higiene inadequada. Lá tem tudo o que o povo está precisando nas unidades hospitalares e o desgoverno deixa vencer nos galpões do Estado”.

Josi disse que no dia seguinte à visita surpresa, a secretária Vanda Paiva convidou o defensor e o procurador a voltarem ao Estoque Regulador e que lá encontraram tudo limpo e os medicamentos empilhados. “Essa tem que ser a regra e não a exceção. Essa situação é prova de má gestão, ineficiência, desorganização, desperdício do patrimônio público, descaso com quem precisa do SUS no Tocantins”, elencou.

 

Base rebate e Josi contesta

Os deputados Amélio Cayres (PR) e Carlão da Saneatins (PSDB), líder da base governista, rebateram o pronunciamento de Josi Nunes e disseram que o governo do Estado tem investido a saúde, mas que a atual gestão “pegou o Estado sucateado” e, por isso, levou tempo até adequar as contas para só então poder começar a investir.

Em resposta às falas dos deputados, Josi disse que “vocês devem estar morando em outro Estado, ou não estão ouvindo a população”. A deputada disse que já se passaram mais de 3 anos de mandato “e até hoje vocês usam a desculpa de ter pego o Estado sucateado, passou da hora desse governo fazer alguma coisa”. 

O deputado José Bonifácio (PR) pronunciou-se também sobre o assunto. “Jã são 3 anos e quase 3 meses de governo. Só faltam 9 meses para acabar essa gestão, o tempo deles está acabando, está chegando ao fim”, afirmou.

 

O T1 Notícias denunciou em primeira mão as condições do armazenamento de mecidamentos e outros produtos hospitalares no Estoque Regulador da Sesau.

Centro guarda medicamentos na caixa de isopor e tem lixão de remédios vencidos

Relatório de inspeção do MPF e DPE no estoque regulador da Sesau é concluído

Medicamentos vencidos em área do Estoque são recolhidos e colocados em contêiner

Sesau diz que medicamentos vencidos não sairão do Estoque: "é só a sindicância"

Comentários (0)