Justiça Eleitoral, PM e indígenas definem esquema de segurança em eleição em Itacajá

Eleição suplementar acontece no próximo dia 3 de dezembro; a Zona Eleitoral de Itacajá possui dois locais de votação na área indígena

Eleição suplementar será no próximo dia 3 de dezembro
Descrição: Eleição suplementar será no próximo dia 3 de dezembro Crédito: Divulgação

Servidores da Justiça Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral se reuniram com o Comando da Polícia Militar de Pedro Afonso e lideranças indígenas Krahô nesta semana para discutir sobre a segurança durante a eleição suplementar no próximo dia 3 de dezembro.

 

A primeira reunião foi realizada na Aldeia Manoel Alves, distante oito quilômetros de Itacajá, onde estiveram presentes a chefe de cartório, Magna Regina, o analista judiciário do TRE-TO, Ateon Siqueira, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar em Pedro Afonso, major Carlos Magno, o capitão Aderlan, que comandará o policiamento antes e durante a eleição suplementar, além de outros policiais militares que atuarão na cobertura da eleição na região indígena.

 

O cacique da Aldeia Manoel Alves, Roberto Krahô, recebeu a equipe da Justiça Eleitoral e da Polícia Militar acompanhado de outras importantes lideranças indígenas, ocasião em que foi debatida a logística que está sendo implementada para garantir a segurança do processo de votação nas aldeias.

 

Na Aldeia Santa Cruz, a 30 quilômetros da sede do Município, o cacique Ariston argumentou que o grande problema nas eleições é a presença de pessoas estranhas que frequentam as aldeias na véspera e no dia da eleição. “Essas pessoas, que não são índios, não votam ou não trabalham nas aldeias e nem estão a serviço da Justiça Eleitoral, acabam interferindo no sossego do nosso povo, às vezes oferecendo presentes, fazendo pressão, e isso não é bom”.

 

Os comandantes militares ressaltaram que essa parceria é importante para o trabalho da polícia, pois os indígenas têm características especiais em razão da cultura, e que as lideranças locais devem orientar os eleitores sobre a importância do voto livre e consciente. Colocaram-se à disposição para atender qualquer ocorrência que prejudique a normalidade do pleito, principalmente quanto à presença, na véspera e no dia da eleição, de pessoas estranhas às comunidades indígenas ou ao trabalho da Justiça Eleitoral.

 

A Zona Eleitoral de Itacajá possui dois locais de votação na área indígena: Aldeia Manoel Alves Pequeno, com uma seção e 270 eleitores, e Aldeia Santa Cruz, com 449 eleitores divididos em duas seções.      

 

Comentários (0)