Luana reconhece importância de Miracema e tem requerimentos aceitos para região

Deputada Luana Ribeiro obteve aprovação de quatro requerimentos que beneficiam população de Miracema e região nesta quarta-feira, 07

Deputada Luana Ribeiro e vereador Leal Jr.
Descrição: Deputada Luana Ribeiro e vereador Leal Jr. Crédito: ascom

Durante a sessão especial da Assembleia Legislativa que celebrou a criação do Tocantins, transferindo a capital para Miracema, nesta quarta-feira, 7, a deputada estadual Luana Ribeiro (PDT), teve aprovados quatro requerimentos de sua autoria, que beneficiam os moradores de Miracema e região.

 

Entre os requerimentos apresentados, está o que solicita ao Governo do Estado, a iluminação da Ponte dos Imigrantes Nordestinos – Cícero José de Sousa.  A ponte, inaugurada em 2011, teve recursos trazidos pelo senador João Ribeiro (in memoriam). Na ocasião, a deputada relembrou as obras que o senador deixou para Miracema. “Este mês faz três anos que meu pai partiu, mas ele fez muito pelo Tocantins e, também, por Miracema. Aqui foram entregues, além da ponte, a canalização da cidade alta e da baixa, asfalto e drenagem”, disse Luana. O  presidente da Câmara Municipal, vereador Leal Júnior, também usou a tribuna para destacar o apoio que João Ribeiro deu à cidade. “Foi um grande parceiro de Miracema, trouxe grandes obras e pessoalmente, tinha muita coisa em comum comigo, nascemos no mesmo dia”, disse.

 

Luana  também destacou a importância de manter vivo o respeito à história da criação do Estado, mantendo o retorno de Miracema como Capital do Estado por um dia, conforme pregam os artigos 161 da Constituição Estadual e 2º do Regimento Interno da Casa de Leis. “Uma nação que se pretenda respeitada, precisa valorizar sua história e mantê-la”; destacou.

 

Capital por um dia

No dia 7 de dezembro de 1988, a cidade de Miracema do Norte foi anunciada como a Capital Provisória do Estado do Tocantins. Decisão conjunta do então presidente da República, José Sarney, e do primeiro governador do Estado, Siqueira Campos, a Capital Provisória permaneceu naquela cidade entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 1989. Em 1º de janeiro de 1990, a sede do Governo do Tocantins foi transferida para Palmas. Para relembrar o fato e saudar a cidade que abrigou a primeira Capital, a Constituição Estadual consta a transferência para Miracema, anualmente, todo dia 7 de novembro. (Com informações Ascom/AL)

 

Comentários (0)