Mais de 37 mil eleitores de Palmas deixam recadastramento para última hora

Essa é a última semana para fazer o recadastramento biométrico. Prazo encerra na próxima sexta-feira, 14. Juiz eleitoral alerta para filas e demora para quem deixou para fazer de última hora...

Juiz eleitoral de Palmas, Marcelo Faccione
Descrição: Juiz eleitoral de Palmas, Marcelo Faccione Crédito: Charlyne Sueste/T1

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo para o recadastramento biométrico em Palmas 37.452 eleitores ainda não fizeram o procedimento. O último dia para procurar um posto de atendimento e se recadastrar é na próxima sexta-feira, 14.

Em entrevista ao T1 Notícias neste sábado, 8, o juiz eleitoral da 29ª Zona, Marcelo Faccione, alertou para as filas e demora que os eleitores terão que enfrentar por deixar para a última hora.

“São mais de 37 mil eleitores para se recadastrar em uma semana, vai ter fila, vai ter muita gente e nós sabemos que não vamos conseguir prestar o atendimento como gostaríamos”, disse Faccione ao explicar que os mais de 113 mil eleitores que já recadastraram foram atendidos rapidamente e de forma satisfatória.

A média de tempo para completar o processo, desde a chegada até ter o novo título nas mãos, era em torno de 10 minutos, mas nesta última semana do recadastramento esse tempo deve subir.  

O recadastramento biométrico começou em Palmas no dia 8 de abril de 2013, com programação de quase um ano para os eleitores regularizarem a situação eleitoral.

 

Consequências do não recadastramento

Os eleitores de Palmas que não fizerem o recadastramento biométrico até o próximo dia 14 terão os títulos cancelados automaticamente por uma decisão judicial. Depois, para regularizar a situação eleitoral, a pessoa terá que pagar uma multa e será feito um novo cadastro, gerando um novo número de Título de Eleitor.

O cancelamento do título gera vários outros problemas, pois vários procedimentos exigem uma certidão de quitação eleitoral, documento esse que não será disponibilizado àqueles que estiverem com a situação irregular.

“Não poderá fazer matrícula em instituições públicas, não tira passaporte, não toma posse em caso de aprovação em concursos públicos, não consegue fazer empréstimos junto à instituições bancárias, não poderá votar nas eleições de outubro e ainda implica em problemas no cadastro junto à Receita Federal”, exemplificou Faccione sobre as consequências de não fazer o recadastramento biométrico.

 

Serviços

Além do recadastramento biométrico, vários outros serviços estão sendo oferecidos nos postos de atendimento montados pela Justiça Eleitoral na Capital, por exemplo: atualização de dados como nome (se alterado após casamento ou divórcio), endereço, profissão e local de votação.

Para o recadastramento é necessário apresentar um documento de identificação civil com foto (exceto CNH ou passaporte), comprovante de endereço atualizado e o título antigo (se tiver).

O juiz eleitoral destacou que muitos moradores de Luzimangues tem procurado os postos de atendimento para fazer o recadastramento, mas o distrito pertence ao município de Porto Nacional e não a Palmas, não fazendo parte, portanto, da zona que deve ser recadastrada. O recadastramento biométrico que está acontecendo, agora, é só para Palmas.

 

Etapas

São quatro etapas para se ter o novo título em mãos:

1ª) conferência dos documentos e senha de atendimento

2ª) conferência e/ou atualização cadastral e coleta da assinatura

3ª) coleta das digitais e fotografia digital

4ª) entrega do título

 

Locais e horários

Cartório Eleitoral (em frente ao Seturb) - de 9h às 19h

104 Sul, Avenida LO 01, Número 10.


• Posto de Taquaralto - de 9h às 18h
Rua 10  (ao lado do Restaurante Comunitário)


• Posto no Shopping Lago Norte - de 10h às 19h
Arnos -- 405 norte, Alameda 06, lote 8.

 

Todos os postos de atendimento funcionam de segunda a domingo, nos horários descritos acima. 

Comentários (0)