Membros da CPI da BRK visitam estação elevatória de esgoto no Taquari nesta quarta

Visita técnica está marcada para às 10h e é a primeira realizada pelo grupo.

Relator da CPI, vereador Nego.
Descrição: Relator da CPI, vereador Nego. Crédito: Chico Sisto/Ascom Câmara de Palmas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Palmas, que investiga as possíveis irregularidades cometidas na prestação dos serviços de saneamento básico, realiza nesta quarta-feira, 24, às 10h, uma visita técnica à Estação Elevatória de Esgoto (EEE), localizada no Taquari, onde funcionou até 2019 uma Estação de Tratamento de Esgoto.

 

De acordo com o relator da CPI, vereador Nego, durante a visita diversos pontos serão analisados. "Essas visitas que estamos realizando em todas as estações de tratamento de esgoto é para entendermos o que a população tem reclamado. Essa estação que nós vamos fazer hoje a empresa foi penalizada por vazamentos que ocorreram no ano passado", destacou.

 

O vereador pontuou que todas as ETEs serão visitadas para análise da comissão, inclusive outras fora do Estado que sirvam de referência. "Vamos analisar cada uma delas, qual o trabalho está sendo feito, quais as contenções para evitar vazamento, qual o cuidado que a empresa tem para que não aconteça como na ETE do Taquari quando houve vazamento, poluição e morte de peixes. Nós vamos visitar essas unidades de Palmas, como também outras do Brasil que servem de referência, tanto de concessionária administrada pelo município quanto as que funcionam por concessão. Nós vamos entender se a nossa tecnologia está defasada", expressou.

 

Após a vistoria de hoje, a comissão analisa qual será a estação que receberá a próxima visita técnica. Os membros analisam também os documentos que foram encaminhados à Casa e buscam, através de medidas judiciais e cabíveis, outros que contenham informações importantes para os trabalhos. 

 

Posição da BRK

 

Em nota encaminhada ao T1 Notícias, a BRK  confirmou a vista dos vereadores, oportunidade em que parte do sistema de tratamento da capital, em uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), localizada no Taquari, onde funcionou até 2019 uma Estação de Tratamento de Esgoto.  A estação elevatória tem a função unicamente de transportar o esgoto coletado dos pontos de geração – residencial ou comercial - à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Aureny, onde será feito o tratamento e disposição final do efluente tratado.


 
A companhia entende que visitas técnicas e sociais às operações de água e esgoto da BRK são fundamentais para conscientização sobre a importâncias destes serviços. A empresa já recebe semanalmente estudantes de escolas públicas e particulares para apresentação do sistema de tratamento e está sempre disponível para recebimento de autoridades representantes de diversos órgãos, dentre eles os de controle e fiscalização”.

 

CPI da BRK

 

A retomada da CPI neste mês foi possível em razão dos vereadores terem aprovado em novembro de 2023 requerimento para que o recesso parlamentar fosse interrompido a partir de 15 de janeiro de 204. Também em novembro, os vereadores aprovaram a prorrogação da CPI por 180 dias a partir de 24 de fevereiro deste ano.

 

Compõem a CPI da BRK os vereadores Josmundo (presidente), Marilon Barbosa (vice-presidente), Nego (relator), Júnior Brasão (membro), Pedro Carodso (membro), Euzimar Pereira de Assis (suplente), Joatan (suplente), Waldson (suplente) Márcio da Costa Reis Monteiro (suplente) e Laudecy Coimbra (suplente).

Comentários (0)