Possibilidade de cancelar auxílio repercute na AL: sete não estariam recebendo

Depois do auxílio moradia ser aprovado por unanimidade recentemente na AL, sete parlamentares declaram que não recebem o benefício. Requerimento de Lelis para extinguir o auxílio foi apresentado ontem

O requerimento do deputado Marcelo Lelis (PV), que pediu a extinção do auxílio moradia para os deputados estaduais, repercurtiu nesta quinta-feira, 27, na Assembleia Legislativa. Ao comentar o assunto, o deputado Zé Roberto (PT) declarou ao T1 Notícias que vai propor uma discussão sobre a possíel extinção para, segundo ele, não cair no jogo da direita de descaracterizar o serviço dos políticos. O deputado lembrou que que vários outros órgãos também recebem o auxílio moradia.

No último dia 7, um Ato Legislativo assinado pelos deputados Freire Junior (PSDB), Luana Ribeiro (PR), Marcelo Lelis (PV), Sargento Aragão (PPS) e Josi Nunes (PMDB) foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa (AL). No ato os deputados dizem que "por entenderem que não há suporte fático-legal à ajuda de custo para moradia, denominada auxílio-moradia, assegurada aos parlamentares estaduais do Tocantins, que foi instituída pelo Ato da Mesa Diretora nº 01/2013, de 21 de março de 2013 e publicado no Diário da
Assembleia nº 2008, pág. 3, do dia 28 de março de 2013, vêm respeitosamente informar a Vossa Excelência a sua terminante recusa de o receberem, requerendo nesta oportunidade que sejam imediatamente excluídos de todos os futuros pagamentos da espécie".

Nesta quinta, a assessoria da Casa informou que até o momento sete deputados declararam não querer receber o auxílio moradia. Os deputados, José Geraldo (PTB) e Wanderei Barbosa (PEN) entraram na lista dos que abriram mão do benefício. A assessoria do deputado Sargento Aragão afirmou que o parlamentar doou o primeiro pagamento do benefício para a Igreja Pentecostal Reino e Justiça de Deus e que Aragão foi o primeiro a se manifestar contra o benefício. Depois do primeiro pagamento, o deputado encaminhou um ofício à casa declarando que não mais receberia o auxílio.

Alvo em manifesto

O pagamento do auxílio moradia aos deputados foi um dos principais alvos do manifesto realizado nesta quarta-feira, 26, em Palmas. Além do pagamento aos deputados os manifestantes também protestaram contra o pagamento para procuradores e desembargadores.

 

 

Comentários (0)