PRE dá parecer favorável à cassação de diploma da prefeita de Araguacema

Decisão seque agora para julgamento do Tribunal Regional Eleitoral. Caso prefeita seja cassada, quem assume é a segunda colocada, Eliene Silva.

Prefeita de Araguacema, Isabella Simas
Descrição: Prefeita de Araguacema, Isabella Simas Crédito: Web

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Tocantins, acatou pedido de cassação da expedição do diploma da prefeita de Araguacema, Isabella Alves Simas Pereira (PMDB) e do vice, Wamiston Gomes da Silva, acusados da prática de abuso do poder econômico por causa da contratação de 383 cabos eleitorais durante a campanha política.

De acordo com decisão do Procurador Regional Eleitoral Alvaro Lotufo Manzano, ficou reconhecido pelos próprios réus na ação que foram gastos R$ 110.091,00 com a contratação de cabos eleitorais, sendo que os gastos totais da campanha somaram  R$ 143.155,00.

O procurador elencou também que a prefeita Isabella Simas gastou sete vezes mais que sua concorrente direta, “o que, evidentemente, deigualou a disputa e caracteriza abuso do poder econômico”, argumentou Alvaro Manzano.

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral segue agora para o Tribunal Regional Eleitoral, que deverá julgar o Recurso Contra Expedição de Diploma nas primeiras sessões de agosto. Caso Isabella Simas tenha seu mandato cassado, deverá assumir a segunda colocada, Eliene Silva (PT), que obteve 32% dos votos na última eleição, contra 39% de Isabella Simas.

 

Comentários (0)