Prefeitura decreta estado de emergência no âmbito municipal por causa da seca

Secretário afirma que regiões de assentamentos nas redondezas da Capital estão em situação crítica de falta de água; Trabalhos começarão na próxima semana

secretário Roberto Jorge Sahium
Descrição: secretário Roberto Jorge Sahium Crédito: Antônio Gonçalves

A Prefeitura de Palmas decretou situação de emergência no âmbito municipal por 120 dias devido à seca e a estiagem prolongada. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nº 823 desta quinta-feira, 15, por meio do Decreto nº 560. De acordo com a publicação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural ficará responsável pela coordenação dos trabalhos emergenciais.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Jorge Sahium, afirmou ao T1 Notícias que as regiões que serão atendidas são as de assentamentos nas redondezas da Capital. “São Projetos de Assentamento (PA) na região da PA São Silvestre, PA Sítio, PA Mataquinho, e várias outras. Serão atendidas cerca de 450 famílias. 100 delas já estão em estado crítico de falta de água”, explicou.

O secretário declarou ainda que os trabalhos para auxiliar as famílias serão realizados com máquinas pesadas, que irão até as regiões mais necessitadas. “Nas partes mais baixas onde pode haver água, será cavado uma espécie de buraco para que através de alguma bomba a água seja levada para as residências das famílias. Onde a situação estiver ainda mais crítica, poderá até mesmo ser enviado caminhões (pipa)”, disse.

Sahium assegurou ao T1 Notícias, que os trabalhos emergenciais começarão ainda na próxima semana.

Comentários (0)