Prefeitura recua e discute oferecer área e banheiro químico para manifestantes

Barracas e colchões foram retirados pela própria prefeitura na última sexta-feira, 9, mas foram devolvidos na tarde desta segunda, 12. Grupo monta comissões e se posiciona contra conselho municipal...

Manifestantes acampados na Praça
Descrição: Manifestantes acampados na Praça Crédito: Lourenço Bonifácio/T1

A prefeitura municipal de Palmas teria oferecido uma área e até banheiros químicos para os manifestantes do Ocupa Palmas. A informação foi repassada pelo estudante de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Breno Oliveira, que faz parte do grupo.

“Ontem a prefeitura devolveu o que eles pegaram. Um representante do Paço veio deixar e debateu com a gente de que seriam entregues banheiros e um local para a gente ficar aqui na Praça do Bosque”, completou. Oliveira afirmou ainda que tudo seria discutido em uma reunião com a prefeitura, que ainda não tinha data marcada.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) informou ao T1 Notícias, por telefone, que o Paço está negociando a possibilidade de deixar o movimento em uma área na Praça do Bosque e ainda reservar banheiros químicos para os manifestantes. Ainda de acordo com a Secom, um promotor e o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, farão uma visita nesta terça-feira, 13, para discutir essas questões e outras questões com os representantes do movimento.

Nota

Representantes do Ocupa Palmas encaminharam à impressa, uma nota sobre a organização do movimento. De acordo com as informações encaminhadas, comissões de Comunicação, Assessoria Jurídica, Articulação Externa e Mobilizações Artísticas e Culturais são as novas formas de ações em que o Ocupa Palmas irá trabalhar. Ainda segundo a nota, à partir desta semana reuniões frequentes irão ocorrer na ocupação e o grupo conta com a participação de todos que quiserem dar sua contribuição.

Em reunião, que segundo informações do grupo ocorreu nesta segunda-feira, 12, foi levantada a discussão sobre o Conselho Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Transporte de Palmas. O grupo teria se apresentado contra o atual regimento do conselho, pois, de acordo com os manifestantes, o mesmo não estaria contemplando a proposta de um conselho realmente democrático.

Começaram ontem também os preparativos para a encanação teatral que irá ocorrer nesta quarta-feira, 14, no evento a Rua se Mistura, na Praça do Bosque. Nesta terça-feira, 13, começarão os ensaios na ocupação.

Entenda

Os integrantes do Ocupa Palmas estavam acampados em um canteiro na Avenida Theotônio Segurado, próximo à estação Apinajé. Após decisão judicial, solicitada pela prefeitura de Palmas, o movimento se deslocou para a Praça dos Girassóis, ao lado da Assembleia Legislativa (AL). Na última sexta-feira, 9, eles resolveram acampar na Praça do Bosque, por se tratar, de acordo com o um dos manifestantes, de um local estratégico, próximo do Fórum e da Câmara de Palmas. Quando os integrantes do Ocupa Palmas chegaram no novo local, a prefeitura recolheu as barracas, colchões e pertences dos manifestantes. Os materiais teriam sido levados para um depósito da prefeitura. No final da tarde desta segunda-feira, 12, representantes do Paço foram até a Praça do Bosque, onde ainda se encontrava o movimento, e devolveram os materiais que foram recolhidos na sexta-feira.

(Matéria atualizada em 14/08 às 10h46)


 

Comentários (0)