Presidente da Câmara de Pau D'Arco se recusa a deixar o cargo após vencer mandato

Cinco vereadores entraram com mandado de segurança para Francimilton Leite de Brito entregar o cargo e realizar eleições para nova diretoria

Francimilton Leite de Brito
Descrição: Francimilton Leite de Brito Crédito: Da Web

Vereadores de Pau D'Arco ajuizaram no Tribunal de Justiça, na comarca de Arapoema, um mandado de segurança contra o presidente da Câmara do município, Francimilton Leite de Brito (PP). O pedido ressalta que o mandato do presidente finalizou e que o mesmo não realizou eleições para compor uma nova diretoria.

 

De acordo com o vereador Gilson Antero (PMDB), o mandato de Francimilton terminou no dia 31 de dezembro, como determina a Lei Orgânica do Município. “Ele tinha que ter convocado eleições até o dia primeiro deste mês” assegurou.

 

Divergência

 

O vereador Gilson disse que Francimilton não quer entregar o cargo porque há divergência entra a Lei orgânica do município, que dá o direito do presidente da Câmara ficar no cargo por um ano, e o Regimento Interno da Casa, que diz que a incumbência de presidente é de dois anos.

 

Contudo, Gilson garante em sua fala que a Lei Orgânica, judicialmente, é superior ao Regimento Interno da Câmara de Pau D'Arco. “Ele está em descumprimento com a Lei Orgânica do Município”.

 

Mesmo com a entrega do cargo, eleições para escolher um novo presidente não devem acontecer nos próximos dias, já que a Câmara de Pau D'Arco encontra-se de recesso no mês de janeiro, afirma Gilson.

 

Ao portal T1, na tarde desta quinta-feira, 04, Francimilton Leite disse que o assunto está na justiça e que prefere não fazer declarações no momento.

Comentários (0)