Projeto de lei de Ayres que regula desmembramento de municípios é sancionado

Autor do projeto de Lei, Ricardo Ayres explicou que sua intenção foi a de assegurar que os moradores das áreas que poderão ser desmembradas, sejam ouvidos sobre sua preferência

Deputado estadual Ricardo Ayres
Descrição: Deputado estadual Ricardo Ayres Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 6, trouxe a publicação da sanção da Lei n.º 3.114 que foi aprovada após projeto do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) que tem como finalidade a regulação, baseada em lei nacional, do desmembramento ou fusão de municípios.

 

Com aprovação desta lei, para que regiões como o distrito de Luzimangues, que atualmente faz parte do município de Porto Nacional, passe a compor outro município, como o de Palmas por exemplo, primeiro a população de Porto deverá ser ouvida em plebiscito, para que em seguida,  e somente com sua aprovação, quem receber a região possa se pronunciar.

 

Autor do projeto de Lei, Ricardo Ayres explicou que sua intenção foi a de assegurar que os moradores das áreas que poderão ser desmembradas, sejam ouvidos sobre sua preferência, e “isso deverá ocorrer de maneira transparente, sem manobras que possam ferir a autonomia das nossas cidades”, disse o deputado.

 

O parlamentar ainda explicou que com a sanção desta Lei, fica assegurada à população de Luzimangues que não haverá desmembramento para incorporação à Palmas sem que eles sejam ouvidos sobre suas preferências, “uma vez que manterá o município de Porto Nacional fortalecido e permitirá que os moradores do Distrito possam ver garantido num futuro próximo a sua emancipação política”, pontuou Ricardo Ayres.

 

O deputado ainda mencionou que qualquer alteração de limite geográfico somente poderá ser realizada após consulta à população interessada. Citou como exemplo o caso de Araguatins e São Bento, em que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou Lei Estadual que alterou os limites geográficos ao tirar o distrito de Macaúba de uma cidade para outra, sem consultar a população.

 

Sobre a Lei n.º 3.114

Na publicação do DOE, o governador Marcelo Miranda destacou que “é convocada ao plebiscito de: criação e desmembramento, a população do município que destinará sua área à nova circunscrição administrativa; fusão, a população dos municípios a serem agregados; incorporação, a população do município que receberá a nova área, mediante aprovação de desmembramento, na conformidade do inciso I da lei.

 

Comentários (0)