Propaganda eleitoral com candidatos à eleição direta no TO começa no próximo dia 17

A propaganda eleitoral acontecerá no período de 17 de abril a 2 de junho e em segundo turno, se houver, no período de 4 a 23 de junho

Urnas são preparadas para eleição direta no TO
Descrição: Urnas são preparadas para eleição direta no TO Crédito: Divulgação/TRE

Faltando menos de 60 dias para as Eleições Suplementares no Tocantins, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), informou que será adotado o sistema de voto biométrico e que o eleitor deverá comparecer à sessão eleitoral no dia 3 de junho, das 8 às 17 horas, para escolher os próximos governador e vice-governador do Estado para o mandato tampão, que seguirá até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

De acordo com o coordenador de sistemas eleitorais e logísticos (Cosel) do TRE-TO, Fernando Mendonça, as urnas já estão sendo preparadas para o envio às zonas eleitorais. “Estamos substituindo as bobinas, fazendo a carga de bateria e a limpeza dos equipamentos para envio às zonas eleitorais. A distribuição deve iniciar no dia 14 de maio”, explicou. Votarão nessas eleições diretas apenas os eleitores qualificados no Cadastro Eleitoral até a última quarta-feira, 4. 

 

O Tribunal alerta para datas importantes como o prazo para a realização de convenções partidárias para a escolha dos nomes e coligações que disputarão, que é de 9 a 12 de abril. Já os registros de candidatura seguem até às 19 horas do dia 16 de abril. Após isso, o TRE-TO tem o prazo de cinco dias para receber os pedidos de impugnações de candidaturas. Em seguida abre-se o prazo de sete dias para os impugnados apresentarem defesa, momento em que são coletadas provas e instruções.

 

Até o dia 18 de maio todos os registros de candidatura deverão estar analisados e julgados pela Corte Eleitoral. A propaganda eleitoral acontecerá no período de 17 de abril a 2 de junho e em segundo turno, se houver, no período de 4 a 23 de junho.

 

No dia 3 de maio, o TRE-TO convocará os partidos políticos e os representantes das emissoras de rádio e televisão para elaboração do plano de mídia e o sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

 

Os eleitos no 1º turno serão diplomados no dia 18 de junho. Caso aconteça segundo turno, a eleição será realizada no dia 24 de junho e a diplomação, no dia 9 de julho.

Comentários (0)