Ribeiro é enterrado ao final do dia:música, lágrimas e emoção marcaram despedida

Sob uma chuva de pétalas de rosas e acompanhado de insistentes aplausos o corpo de João Ribeiro deixou o Palácio Araguaia em carro aberto rumo ao cemitério Jardim das Acácias

Senador é carregado por militares
Descrição: Senador é carregado por militares Crédito: T1 Notícias

O corpo do senador João Ribeiro deixou o Palácio Araguaia sob uma chuva de pétalas de rosas por volta das 16h30 da tarde desta quinta-feira, 19.

O funeral segue para o Cemitério Jardim das Acácias, após um final de velório marcado pelas presenças, no mesmo salão, de Marcelo Miranda, Dulce Miranda e Brito Miranda de um lado e do governador Siqueira Campos e Dra Marilúcia acompanhados de secretários do outro.

“Só João Ribeiro para conseguir este feito”, comentou um amigo. A unanimidade em torno do senador marcou as conversas e histórias contadas na tarde desta quinta.

Ao T1 Notícias, o ex-secretário Brito Miranda, resumiu: "O último adversário que o João enfrentou foi a doença. Esta ele não teve como vencer, mas foi um guerreiro até o último dia".

Sob o toque fúnebre executado por violinos, o caixão foi fechado e conduzido por oito policiais militares até o carro aberto do Corpo de Bombeiros que seguiu pela avenida JK, acompanhado de políticos, familiares, amigos e populares.

No fechamento do caixão, o governador Siqueira Campos fez a saudação final: “vai com Deus, João! Até um dia”sob aplausos  insistentes que se repetiram lá fora, quando os filhos do senador, Luana Ribeiro e JR subiram no caminhão para acompanhar o caixão durante o cortejo.

Uma van levou os familiares até o Jardim das Acácias. A missa de 7o dia está marcada para a próxima terça-feira, em Araguaína.

 

Último adeus

O último adeus ao senador João Ribeiro foi marcado de muita emoção. Durante todo o trajeto do Palácio Araguaia ao cemitério Jardim das Acácias, as pessoas saíram às suas portas para ver a última passagem do senador por aquelas ruas.

No cemitério, o caixão que levava o corpo do senador foi recebido com honras militares ao som da Banda da Guarda Metropolitana. Um Pastor fez as últimas orações com o caixão sobreposto aos pedestais. As bandeiras foram novamente colocadas, a família se aproximou e as lágrimas não puderam ser contidas com a hora de levá-lo ao túmulo.

Cinthia Ribeiro se despediu cantando uma música dela com seu marido. “Era a nossa música”, dizia ela chorando aos que a acolhiam e ouviu de volta: “um dia vocês ainda vão se encontrar”.

Luana Ribeiro, todo o tempo amparada pelo esposo e demais familiares, se aproximou do túmulo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso pegado em seu ombro. O governador Siqueira Campos também permaneceu ali, com o olhar fixo para o fechamento do túmulo, sempre perto.

Uma salva de palmas para o senador João Ribeiro terminou o momento de despedida, do último adeus, ao som de uma voz que não se sabe de onde veio: “vá com Deus nosso governador” e respondida pela esposa emocionada: “era o sonho dele”.

Aos poucos, familiares, amigos, políticos e populares que acompanharam o senador até o enterro foram se despedindo e se afastando. As muitas coroas de flores recebidas em homenagem ao senador João Ribeiro, coloriram seu túmulo, como se ali tivessem nascido flores de todos os tipos e todas as cores.  

O dia terminou assim para muitos, com pingos de chuva e um ar de tristeza na esperança do amanhã que é um novo dia. 

 

Atualizada às 19h23.

Comentários (0)