Taipas terá novas eleições em 1º de setembro: prefeito e vice foram cassados

A convocação para novas eleições foi feita após o pleno do TRE ter negado recurso. Orlando Proência e Jefferson Antunes estão inelegíveis por oito anos e deverão pagar multa de 40 mil UFIRs...

O prefeito de Taipas do Tocantins, Orlando Proência (PSDB) e o vice Jefferson Antunes de Carvalho (PR), tiveram seus diplomas cassados e o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) convocou novas eleições para 1º de setembro deste ano.

Segundo a presidente da Câmara e prefeita em exercício, Maria do Socorro Carvalho (PSDB) desde o dia seis de maio, quando o prefeito foi cassado em primeira instância, ela assumiu a prefeitura da cidade.

Orlando Proência e Jefferson Antunes foram cassados por prática de conduta vedada e de abuso do poder político e condenados ao pagamento de multa no valor de 40 mil UFIRs além de ficarem  inelegíveis por oito anos.

Com a decisão na sentença, ficou determinando a imediata execução do acórdão, com a realização de eleições suplementares que deverão ser realizadas dia 1º setembro, no qual o prefeito e o vice também estão impedidos de concorrer.

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) negou provimento aos Embargos de Declaração no Recurso Eleitoral nº 410-07, confirmando a sentença do Juízo da 25ª Zona Eleitoral que julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral em desfavor do prefeito e do vice-prefeito de Taipas.

De acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral, a nulidade dos votos representa mais de 50% dos votos apurados no município de Taipas. O segundo colocado no município Joaquim Carlos Azevedo obteve 644 votos, perfazendo 41,65% dos votos válidos. Já Orlando Proência obteve 902 votos, (58,34% dos votos válidos). (Com informações do TRE)

Comentários (0)