Vereadora Vanda diz que não pretende sair da base e que burocracia é o grande desafio

Vereadora de Palmas, que exerce seu primeiro mandato, fala sobre desafios e conquistas obtidas nos seis meses iniciais de trabalho dentro da Câmara

Vanda acredita que os maiores obstáculos sejam a burocracia e a morosidade
Descrição: Vanda acredita que os maiores obstáculos sejam a burocracia e a morosidade Crédito: Divulgação

O desafio com o “excesso de burocracia” e o “excesso de morosidade” é um dos problemas citados pela vereadora Vanda Monteiro (PSL), à frente do seu primeiro mandado na Câmara de Palmas. Por outro lado, o aumento da participação popular, com cobranças por meio de aplicativos e redes sociais, e a melhoria na relação com o Executivo, foram pontuados pela parlamentar como grandes conquistas, em entrevista ao Portal T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 3, na qual a vereadora fez um balanço dos seis primeiros meses de mandato na Casa de Leis municipal.

 

Destacando o papel fiscalizador do vereador, Vanda informou que permanece na base aliada do Executivo e que não pretende sair, mas que sua atuação é pautada no melhor para os palmenses. “Eu sou da base e pretendo continuar sendo. Vejo que o prefeito tem feito muito pela capital. Mas, uma das minhas tarefas é acompanhar e fiscalizar o Executivo. Visito obra por obra, fiscalizo de perto. Decido sempre o que é melhor para o povo e não para o Executivo. Não tomo decisão baseado em base, mas sim na população”, esclareceu a parlamentar.

 

A vereadora, que já apresentou 8 projetos de lei, mas até agora não teve nenhum aprovado, pontuou como obstáculos a burocracia e a dificuldade de colocar os projetos em prática nesse primeiro semestre. “Busco o melhor, busco apresentar projetos de leis e requerimentos, mas encontramos dificuldades em tornar aquele projeto uma realidade. Tenho um projeto de lei que está enfrentado uma dificuldade de ser executado, apesar de eu estar sempre cobrando para que seja colocado em prática. Acredito que seja a questão burocrática e da morosidade”, disse Vanda Monteiro.  

 

Principais bandeiras

Eleita vereadora com 1.825 votos e com uma forte base eleitoral localizada na região Sul de Palmas, a estreante é moradora do Setor Santa Fé e já trabalhou como vendedora de espetinho, atuou na Escola de Gestão do Município e ajudou a implantar o Resolve Palmas da Região Sul. “Resolvi ampliar o passo e colocar o meu nome à disposição da população que me elegeu e me confiou este mandato. Tenho como principais bandeiras do meu trabalho o combate à desigualdade, garantir os direitos dos grupos minoritários e menos favorecidos, garantir a segurança e a educação. Também tenho um olhar especial para os trabalhadores de baixa renda, mulheres, idosos e deficientes físicos. Acredito muito no esporte como prática de lazer e como forma de afastamento das drogas e violência”, pontuou Vanda Monteiro.

 

Projetos de Lei

Durante a entrevista a parlamentar disse ter consciência do seu papel e ressaltou que tem apresentados propostas de melhorias para aspectos prioritários de seu mandato, como a humanização da saúde, por exemplo.

 

“Tenho um Projeto de Lei de entrega de remédios que institui o programa de entrega domiciliar de remédios de uso contínuo na residência dos que necessitam. Isso promove a humanização. Ao acompanhar a população percebo que muita gente tem dificuldade de ir até a unidade de saúde, por falta de dinheiro para o transporte ou por agravamento da saúde. Também apresentei a proposta de criar uma farmácia solidária, que é a retirada dos excedentes de medicamentos não utilizados e o redirecionamento para onde falta. Vejo que a população precisa ser melhor assistida nesse aspecto. Já apresentei o requerimento, agora estou aguardando os trâmites”.  

Comentários (0)