Tião Pinheiro leva o abacateiro para o Theatro Fernanda Montenegro neste sábado

O jornalista, poeta e compositor Tião Pinheiro reúne artistas de diversos Estados no Theatro Fernanda Montenegro para lançar dois novos projetos intitulados "Alma leve e outros cantos".

Jornalista, poeta e compositor Tião Pinheiro
Descrição: Jornalista, poeta e compositor Tião Pinheiro Crédito: Divulgação

Canções nascidas embaixo de um abacateiro em um quintal de Goiânia, serão imortalizadas nas vozes de cantores e compositores, que ajudaram a construir a trajetória artística e cultural do jornalista, poeta e escritor Tião Pinheiro. Neste sábado, 9, o Theatro Fernanda Montenegro vai receber artistas do Tocantins, Goiás, Mato Grosso e de outros Estados.

 

As vozes que abrilhantarão o evento serão de Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Marcelo Barra, Léo Pinheiro, J. Bulhões, Nacha Moretto, Beto Naves, Alexandre Castro, Sandro Petrilli, Gilberto Correia e as participações especiais de Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Diomar Naves, Pádua e Amauri Garcia.

 

Perguntado sobre o que define o Projeto, Tião resumiu em uma frase “encontro de artes e amigos”. Ele conta que quando trabalhava como jornalista, em Goiânia e escrevia uma coluna sobre música, passou a conhecer de perto os cantores e compositores da região. Isso fez com que a música viesse a se tornar parte de seu cotidiano.

 

O CD é composto por dois trabalhos fonográficos, contendo 14 músicas inéditas cada. Todas as canções são interpretadas por músicos que Tião conheceu no Jornal e se tronaram amigos e parceiros de cânticos, debaixo do abacateiro. “Como mudei para o Tocantins, não tive como trazer o pé de abacate, mas os amigos permaneceram e hoje temos nosso abacateiro virtual, na lembrança”, comenta Tião, com saudosismo.

 

Já o livro “Alma Leve”, imortaliza os sentimentos do poeta em um projeto cheio de textos carregados de histórias, estórias, lembranças e agradecimentos.

 

Sobre o Poeta

Tião Pinheiro é goiano, jornalista há 37 anos, tem quatro livros de poesias publicados, compositor com dois discos lançados e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia e a argentina Belén Pasqualini, entre outros.

 

Durante quase 20 anos atuou como repórter da área cultural em Goiás, onde ganhou o prêmio Tiokô de Comunicação por seu trabalho nesse segmento e o Prêmio Abraciclo de Jornalismo em nível nacional.

 

Membro das Academias Tocantinense e Palmense de Letras, Tião tem títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças-MS.

 

 

 

Comentários (0)