Amastha e secretários apresentam investimentos do PAC 2 com destaque para BRT

Prefeito e secretários fazem apresentações dos investimentos em obras, unidades habitacionais e BRT na Câmara de Palmas...

Prefeito está na Câmara
Descrição: Prefeito está na Câmara Crédito: T1 Notícias

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), participa da sessão na Câmara de Palmas, na manhã desta quinta-feira, 20, para apresentar o Projeto BRT. Também estão presentes secretários da gestão municipal apresentando os investimentos que devem ser aplicados na Capital ainda este ano com os recursos oriundos do PAC 2 do Governo Federal. 

O secretário de Infraestrutura Marcílio Ávila, apresentou quais as obras estarão inclusas no PAC 2, que começam a ser executadas este ano. Dentre elas estão reforma de quadras de esporte, obras de drenagem e pavimentação, sinalização viária, dentre outras obras que, segundo o secretário, também servirão para o bom andamento do Projeto BRT, como a preparação das vias.

Já o secretário de Mobilidade Christian Zini Amorim explicou os benefícios do Projeto ao destacar que somente “hoje os ônibus de Palmas carregam cerca de 55 mil passageiros por dia no eixo da Theotônio Segurado”, afirmando que o nvo modelo de transporte irá desafogar esse trânsito de pessoas. O secretário destacou a possibilidade de os ônibus do BRT serem movidos por energia sustentável, já que uma empresa demonstrou interesse no projeto, destacando sua rentabilidade. Ele explicou que os ônibus funcionarão como um metrô de superfície.

“Nós vamos eliminar o estigma de que o transporte público é feito para a população de baixa renda”, disse. Destacou ainda que o projeto contempla não só o transporte público, mas todas as obras que modifiquem o sistema de Palmas para mais segurança dos palmenses que trafegam pelo trânsito da cidade.

O secretário de Habitação, Aleandro Lacerda, falou dos investimentos nas unidades habitacionais que devem começar a ser contruídas em Palmas este ano. Dentre eles estão as unidades para famílias de baixa renda e para os servidores muncipais, financiados pelo Minha Casa, Minha Vida. 

Três novos setores surgirão na capital com a construção das unidades habitacionais que devem ser construídas na região sul da capital: o Jardim América,  Jardim Vitória e Jardim Irenilda.

 

BRT

Durante a apresentação o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Luiz Masaru Hayakawa, disse que o processo de mobilidade BRT já vem sendo pensado desde dezembro de 2012, antes das manifestações.  Ele explicou que o BRT é um sistema que permite aos ônibus estarem totalmente segregados, com faixa exclusiva. Afirmou que a precaução se dá por motivos de segurança.  

O BRT tem eixo com mais de 30 km de extensão para pouco mais de 200 mil habitantes, o que para o presidente, “estimulará as atividades comerciais através do transporte”. O presidente salientou ainda que o BRT foi essencial para aumentar a cota de habitação para a capital, permitindo que os edifícios já previstos sejam contruídos. “Fomos elogiados pelo Ministério do Planejamento por apresentar um projeto que associa transporte público e o Minha Casa, Minha Vida”.

O presidente ressaltou que o projeto tem “quase meio milhão de reais dentro do PAC para execução do BRT”.

 

Prefeito destaca crescimento

O prefeito de Palmas disse que por mais que muitos acreditassem que a Prefeitura não conseguiria, "que o máximo que conseguiríamos seria 100 milhões, até nesta casa tiveram pessoas que não acreditavam, nós conseguimos e hoje nós temos recursos que ultrapassam 1 bilhão e meio para investir nessa cidade”.

Outro destaque dado por Amastha, além do BRT e das unidades habitacionais, está o investimento em saneamento básico. “Palmas será a primeira capital a ter 100% de coleta e tratamento de esgoto”, disse.

O prefeito acrescentou que todo o recurso alocado para esses projetos, já que alguns não devem terminar ainda na gestão atual, não devem ser abandonados pela gestão posterior. “Que não passe pela cabela do próximo gestor de abandonar essa obra que não tem nada a ver com o Amastha”, argumentou e destacou a importância da mobilidade afirmando que “país rico não é aquele que tem mais carros, mas o que tem o melhor transporte público”.

Amastha destacou ainda que o transporte é o eixo indutor do desenvolvimento da cidade. “É a garantia definitiva de a gente viver numa cidade só. Fico triste quando vejo uma placa em Taquaraltou o Taquaruçu com sinalização para Palmas, como se não fosse a mesma cidade”.

Destacou a importância do projeto de mobilidade afirmando que “país rico não é aquele que tem mais carros, mas o que tem o melhor transporte público” e disse que "esse pacote de investimentos é uma realidade graças a esta Casa. Hoje estamos todos empenhados neste projeto", garantiu

 

Atualizada às 12h58

Comentários (0)