Gari da cidade de Almas que fez EJA é aprovada em 3 faculdades e escolhe medicina

Pela nota do Enem, Solange Ribeiro foi aprovada para Medicina em Belém, Odontologia em Santa Catarina e Licenciatura em Informática no IFTO de Dianópolis

Solange é funcionária pública da prefeitura de Almas
Descrição: Solange é funcionária pública da prefeitura de Almas Crédito: Foto: Rubens Alves

Com apenas 27 anos, três filhos para cuidar, estudante do EJA e trabalhando o dia inteiro como gari na cidade de Almas, no interior do Tocantins, Solange Ribeiro Chagas concluiu o ensino médio no ano passado e fez a prova do Enem. Agora, ela poderá escolher entre cursar Medicina em Belém (PA), Odontologia em Santa Catarina, ou Informática no IFTO de Dianópolis.

 

Tímida e de poucas palavras, Solange conta que não foi fácil conciliar a rotina de casa, trabalho e estudo, mas o sonho de fazer um curso superior alimentava sua vontade de mudar de vida e dar uma vida melhor para os filhos. “As dificuldades que eu passo me despertaram a vontade de querer estudar e melhorar de vida. Principalmente por causa dos meus filhos. Eu trabalhava o dia todo. Mal chegava em casa e já tinha que ir para o colégio à noite. Voltava tarde e no outro dia já tinha que estar de pé logo cedo”, relatou a jovem.

 

As dificuldades não pararam por aí. Solange conta que a prova do Enem foi outro desafio, mas que isso não foi o suficiente para fazê-la desistir. Hoje, após conquistar a tão sonhada entrada em uma universidade, ela deixa um conselho valioso: “foi difícil demais principalmente a redação. Eu espero que quem tenha seus sonhos que vá a luta e não desista. Não sei nem explicar a alegria que estou sentido”, comemorou a gari.  

 

A jovem agradece o irmão que, segundo ela, foi a pessoa que sempre a encorajou a estudar. Quanto aos planos para o futuro, Solange já tem um objetivo em mente: “pretendo cursar a faculdade de medicina em Belém”, resumiu.

 

Orgulho da cidade

Na manhã desta sexta-feira, 7, a prefeitura da cidade de Almas, juntamente com secretários, vereadores e colegas de profissão organizaram um momento de homenagem a Solange. Na ocasião o prefeito de Almas, Vaguinho, disse que a cidade acolheu Solange, que é natural de Dianópolis, quando ela foi aprovada para o cargo de gari no concurso da prefeitura, e que ela é motivo de muita honra para o município. “Uma funcionária sair de gari para estudante de medicina é uma honra para toda a cidade. Esse é apenas o começo de um caminho que ela vai ter. Eu desejo que cada um de nós também possa crescer e melhorar como Solange”, disse o prefeito.

 

Os amigos e companheiros de profissão estão transbordando de satisfação pela conquista da colega e já estão até na expectativa para a formatura. “Solange, queremos ser comunicados quando você for formar. Será um prazer para nós saber que você está concluindo”, cobrou a amiga Cláudia Fernandes.

 

Edmundo José dos Santos, que foi professor de Solange no EJA, lembrou que não conhece ninguém da região que ele trabalha que tenha passado em medicina pela nota no Enem e comemora a conquista da ex-aluna. “Nem no ensino médio tradicional é comum ver essa sede pelo estudo que ela tem. Para nós foi uma surpresa muito grande. Espero que os jovens a tenham como exemplo. Ela tem muita determinação e vontade. Espero que Deus a abençoe muito nessa nova etapa”, torceu o professor.

 

(Com colaboração de Rubens Alves)

Comentários (0)