Palmas registra o 16º caso para covid-19, que pode ter sido transmissão comunitária

Paciente do sexo masculino, com 42 anos, sem histórico de viagem. O mesmo apresentou sintomas como febre, tosse, dor de garganta, diarreia, calafrio, dor de cabeça e dor de estômago.

Um homem de 42 anos é o 16° caso confirmado de Covid-19 em Palmas. A confirmação está registrada no  Boletim Epidemiológico, deste domingo, 12, elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19). Este novo caso passa bem e já aderiu ao isolamento domiciliar. No início da doença, ele apresentou sintomas como febre, tosse, dor de garganta, diarreia, calafrio, dor de cabeça e dor de estômago.

 

O caso será investigado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para identificação da possível origem da infecção tendo em vista a ausência de histórico de viagens ou contato com casos já conhecidos. 

 

Tal investigação auxiliará a Semus a esclarecer se a Covid-19 se encontra em contexto de transmissão comunitária em Palmas, a exemplo do que já acontece em outras capitais brasileiras.

 

Caso a transmissão comunitária se confirme, medidas de contenção de transmissão do coronavírus como o distanciamento social e reforço nos hábitos de higiene pessoal se tornam ainda mais imprescindíveis, alerta a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros. 

 

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

 

Ainda na Capital

 

Considerando o panorama de monitoramento do coronavírus, Palmas tem até este domingo, 12, 313 casos descartados para a Covid-19 e 830 casos notificados para síndromes respiratórias, grupo em que estão inclusos os suspeitos de Covid-19. Seis já receberam alta.

 

Dentre os casos confirmados, apenas um requer cuidados intensivos. Trata-se de uma mulher, com idade entre 40 e 49 anos, internada em hospital particular em quadro grave sem evolução. Não há casos confirmados de óbito relativo à Covid-19 na Capital.

 

Para ter acesso ao boletim epidemiológico completo, basta clicar aqui.

 

No Tocantins

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste domingo, 12, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), analisou 04 amostras para Covid-19, todas negativas. No entanto, a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) comunicou ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), a confirmação de um novo caso positivo, o do homem de 42, que foi diagnosticado em laboratório da rede privada.

 

Com este resultado, o Tocantins tem, agora, 26 casos confirmados de Covid-19, sendo 16 em Palmas, 06 em Araguaína, 01 em Gurupi , 01 em Dianópolis, 01 em Cariri do Tocantins e 01 em Paraíso do Tocantins. O Estado continua sendo o único sem óbito pela doença, no Brasil.


 

Comentários (0)