Porto Nacional apresenta Plano de Contingência emergencial sobre o coronavírus

As Unidades Básicas de Saúde (Atenção Primária) farão o atendimento inicial do paciente.

Secretária Anna Crystina Brito
Descrição: Secretária Anna Crystina Brito Crédito: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria da Saúde, convocou uma reunião emergencial para apresentar o Plano de Contingência para Infecção Humana pelo novo Corona Vírus (Covid-19). Todas as secretarias municipais e o corpo técnico de saúde do Município participaram. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde.

 

O documento apresentou a situação epidemiológica no Brasil; características gerais sobre a infecção humana por Covid-19; modo de transmissão; período de incubação; manifestações clínicas; e o diagnóstico laboratorial.

 

O Plano trouxe ainda, as atribuições da Secretaria Municipal da Saúde; os níveis de ativação, que são os alertas sobre a doença; e a emergência em saúde pública de interesse nacional; e a vigilância em relação aos pontos de entrada do vírus.

 

As autoridades sanitárias farão as notificações. As Unidades Básicas de Saúde (Atenção Primária) farão o atendimento inicial do paciente. Outras discussões foram sobre o isolamento, a coleta de SWAB - coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa; o encaminhamento do paciente; e as medidas de prevenção populacional.

 

Sobre a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), as discussões foram em torno do fluxo de pessoas na Unidade; e o transporte do material coletado.

 

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, explanou ainda sobre o atendimento e tratamento dos pacientes contaminados; o manejo clínico de síndrome respiratória por novo Corona Vírus; o tratamento da insuficiência respiratória hipoxêmica e a síndrome do desconforto respiratório agudo; o gerenciamento do choque séptico; a prevenção de complicações; e orientações para gestantes.

 

“A maior estratégia para o combate à contaminação é o isolamento. As pessoas precisam se conscientizar de que devem evitar grandes aglomerações e a higienização correta de todo o corpo. É necessário trabalharmos a prevenção. A Prefeitura de Porto Nacional está tomando medidas para que todos passem pelo tempo do surto global com o menor pico de incidência de casos, possível”, disse a secretária Anna Crystina Brito.

 

As cirurgias de Catarata, do programa Catarata Zero, foram suspensas. Isso porque Porto Nacional estava recebendo várias pessoas da cidade e de outros municípios da Região de Saúde Amor Perfeito, para fazerem o procedimento. Só em fevereiro, 200 cirurgias foram realizadas.

 

A Secretaria Municipal da Saúde está seguindo a linha estratégica de trabalho a nível de Brasil e do Estado.

 

Medidas de Prevenção e Controle

 

Entre as medidas de prevenção e controle, dentro do Plano, estão a implementação de precauções padronizadas; o reconhecimento e a classificação de pacientes com Síndrome Respiratória pelo novo Corona Vírus; e controle de infecção relacionado à assistência à saúde.

 

O atendimento ambulatorial, pronto atendimento e assistência hospitalar; equipamentos de proteção individual (EPI) – protetor ocular ou protetor de face, capote ou avental; isolamento; processamento de produtos para a saúde; limpeza e desinfecção de superfícies; processamento de roupas; tratamento de resíduos; vigilância laboratorial, epidemiológica e dos profissionais contactantes, também foram discutidos fortemente na reunião.

Comentários (0)