Produtores de Palmas devem comercializar mais de 100 toneladas de peixe nas feiras

O período da Semana Santa ocorre do dia 8 a 16 de abril. Para isso, o Município vai disponibilizar o transporte do pescado para os produtores até as feiras municipais

Semana Santa ocorre do dia 8 a 16 de abril
Descrição: Semana Santa ocorre do dia 8 a 16 de abril Crédito: Foto: Divulgação

Cerca de 20 produtores de peixe  de  Palmas se reuniram na tarde desta quinta-feira, 30, com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, na sede da pasta, para acertar os detalhes sobre a comercialização do pescado durante  a Semana Santa. Na oportunidade ficou acordado que os produtores abastecerão o mercado da Capital uma semana antes e durante o feriado da quaresma, com peixe fresco e de qualidade.

 

Os produtores pretendem colocar no mercado consumidor cerca de 100 toneladas de peixes das espécies tambaqui, caranha, dentre outros. A ideia é que o mercado seja abastecido mantendo os preços históricos, praticados desde dezembro. Para isso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Seder, irá fornecer gelo, caixas térmicas e o transporte do produto após o abate, até o frigorífico.

 

Antonio Maria veio do Parque Sucupira e produz em média 35 toneladas de pescado da espécie tambaqui. Ele acredita que as medidas tomadas pela Prefeitura  irão melhorar no preço final ao consumidor. “Espero que, com isso, a gente tenha condições de venda a um preço justo para o consumidor e para nós, produtores”, ressaltou.

 

De acordo com o secretário Roberto Sahium, a expectativa é que sejam comercializadas em toda cadeia produtiva, cerca de 300 toneladas de peixe durante a quaresma. “O que não podemos é deixar faltar peixe. Nós queremos que o consumidor venha comprar o peixe fresco com qualidade e bom preço”, afirmou o secretário.

 

A produtora Roseli Maria de Sousa acredita que  com a ajuda da Prefeitura no transporte do pescado, ela terá um aumento de 50% nas vendas. “Vai melhorar bastante para quem não tem como transportar o pescado até as feiras”, disse.

 

A engenheira de Aquicultura da Seder, Maira Zambonato Dorneles, destacou ainda que com esta iniciativa os produtores terão a tranquilidade de comercializar os peixes  dentro das normas exigidas pela inspeção municipal. “Além de estarmos beneficiando com a logística do transporte, eles receberão o Selo de Inspeção Municipal”, disse.

 

A  produtora Laeci Caldeira produz cerca de quatro mil quilos de pescado a 20 km da Capital. Para ela, a ajuda veio em boa hora. “Muito bom, pois podemos  praticar um preço melhor para o consumidor”, disse.

 

O período da Semana Santa ocorre do dia 8 a 16 de abril. Para isso, o Município vai disponibilizar o transporte do pescado para os produtores até as feiras municipais.

Comentários (0)