Siqueira desabafa: "entregamos nossa energia de graça e tocantinense paga caro"

O governador desabafou sobre a energia mais cara do país durante o evento de entrega de casas populares em Araguaína, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Ele pediu investimentos para o TO...

Governador reclamou do valor da tarifa da energia
Descrição: Governador reclamou do valor da tarifa da energia Crédito: Marcio Vieira / ATN

Durante a visita da presidenta Dilma Rousseff à Araguaína na tarde desta sexta-feira, 14, para entrega de 1.788 casas populares no município, o governador Siqueira Campos (PSDB) demandou investimentos no Tocantins e fez um desabafo sobre a energia elétrica do Estado. O chefe de executivo disse que Araguaína e o Tocantins não esquecerão jamais o investimento na cidade, que o estado tem potencial hídrico e vem fornecendo energia elétrica para os estados mais ricos do Brasil, mas que o tocantinense paga a conta mais cara do país. 

Siqueira Campos disse que atualmente a capacidade produtiva no Tocantins é de mais de 2 milhões de megawatts, enquanto que o Estado só se utiliza de pouco mais de 370 megawatts. “Só utiliza 12% da sua capacidade instalada. Nossa energia é exclusivamente hidrelétrica, exportada para os estados desenvolvidos e não recebemos por isso. Entregamos 87,7% da energia que produzimos, de graça, em termos de ICMS. E mesmo com toda essa energia o tocantinense é obrigado a pagar a tarifa de energia mais cara do país”, desabafou.

O governador pediu também à presidenta que se seja assinado um contrato do Programa Reluz que, segundo ele, contempla mais de 12 mil famílias no Estado e só está dependendo da assinatura da Eletrobrás. “Eu solicito, presidenta Dilma, que se concluam os procedimentos, propiciando a continuidade desse programa importante para o Tocantins”, pediu.

 

Ferrovia Norte/Sul

Siqueira solicitou também que a presidenta dê atenção às obras da Ferrovia Norte/Sul. Argumentou que a obra vai alavancar o desenvolvimento do país e pediu para que seja concluído com maior rapidez o trecho de Palmas a Senador Canedo (GO). “Esse trecho vai desafogar a BR 153”, sustentou.

Por fim, o governador pediu para que a presidenta apoie a implantação de regiões metropolitanas em Palmas, Gurupi e Araguaína. “Vai trazer desenvolvimento para o Estado”. 

Comentários (0)