APRA-TO manifesta apoio a policiais após mortes de suspeitos em confronto em Palmas

Na noite de ontem cinco suspeitos foram mortos em confronto com a equipe da Força Tática da PM, no Centro de Palmas. Os suspeitos teriam matado a tiros, instantes antes, um rapaz na 303 Norte

Suspeitos foram interceptados pela PM no centro da Capital
Descrição: Suspeitos foram interceptados pela PM no centro da Capital Crédito: Foto: Divulgação

Em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira, 1º, a Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO) manifestou apoio aos policiais militares que atuaram na operação realizada pela Polícia Militar na noite desta terça-feira, 31, em Palmas, que resultou nas mortes de cinco suspeitos, após confronto com a PM. A nota é assinada pelo sargento João Victor Moreira e presidente da APRA-TO.

 

Na noite de ontem cinco suspeitos foram mortos em confronto com a equipe da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar, no Centro de Palmas. Os suspeitos teriam matado a tiros, instantes antes, um rapaz que estava em uma Parati branca, em frente a uma panificadora na quadra 303 Norte. A vítima morreu no local. Os suspeitos fugiram em um veículo Fox preto, conforme apontado por testemunhas, e foram interceptados pela PM na quadra 103 Norte, momento em que a equipe da polícia teria sido recebida a tiros pelos suspeitos e revidou.

 

Comando Vermelho e PCC

“Diante de algumas falas tendenciosas propagadas na mídia sobre a operação, a APRA-TO vem, através desta nota pública, esclarecer alguns pontos erroneamente colocados. Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que os cinco criminosos não foram ‘assassinados pela polícia’ como bradou a mídia mal formada e sensacionalista. Os cinco ‘jovens’ malfeitores, auto intitulados membros do Comando Vermelho e do PCC nos próprios perfis de redes sociais, morreram após iniciaram uma troca de tiros com a PM”, afirma a APRA. 

 

Conforme a Associação, além do homicídio praticado na quadra 303 Norte, no mesmo dia o grupo havia atentado contra a vida de outra vítima na quadra 605 Norte. “Os policiais militares integrantes da Força Tática do 1º Batalhão da PM, designados para a apuração do crime, fizeram uso necessário e proporcional de armas de fogo tão somente para repelir a injusta agressão com a qual foram recebidos, exercendo o justo direito de legítima defesa”, aponta a APRA na nota.

 

Na nota, a APRA ainda aponta que “a PMTO é, reconhecidamente, a melhor Polícia Militar do país. É lamentável que alguns veículos da imprensa não tenham a hombridade de reconhecer o brilhante serviço prestado por profissionais capacitados, seres humanos, que estão diuturnamente a serviço da sociedade arriscando a própria vida. Assim como a sociedade tocantinense, que se manifestou positivamente congratulando a atuação dos policiais militares, a APRA-TO aclama a equipe da Força Tática do 1º Batalhão, composta por verdadeiros heróis que nunca medem esforços para coibir o crime. A diretoria jurídica da APRA-TO ressalta que todo o corpo jurídico está à disposição para prestar a assistência necessária aos policiais”.

 

Entenda

A ocorrência teve inicio na quadra 303 Norte, quando a viatura de área da PM foi informada por testemunhas a respeito de um veículo VW Fox preto, cujos ocupantes estariam efetuando disparos de arma de fogo em direção a outro veículo. Ao realizar patrulhamento para verificar as informações, a viatura deparou-se com a vítima alvejada no interior do seu carro. O rapaz morreu no local. As informações do veículo também foram transmitidas à equipe da Força Tática do 1º Batalhão, a qual foi designada para averiguar a situação. “Quando o veiculo foi localizado, na altura da quadra 103 Norte, em alta velocidade a equipe fez o acompanhamento com o intuito de realizar a abordagem e encontrou resistência por parte do condutor, o qual começou a realizar manobras arriscadas e logo após passaram a atentar contra a vida da equipe policial realizando disparos. Adiante, três autores chegaram a descer do veiculo atirando contra os militares”, afirma a Associação.

 

A APRA segue relatando que “diante da resistência dos suspeitos e dos intensos disparos efetuados contra os policiais a equipe precisou responder proporcionalmente, e em legitima defesa, mediante arma de fogo para repelir a agressão. Após conseguirem enfim conter a injusta agressão foi constatado que os cinco autores estavam feridos. A equipe policial solicitou apoio do SAMU e dos Bombeiros, mas como perceberam a gravidade do estado de saúde dos autores prestou socorro e os conduziu ate o HGP onde foi constatado o óbito”.

Comentários (0)