Durante férias de janeiro e carnaval visitas ao Jalapão aumentam em 142%

Com exuberância peculiar as dunas chegam a 40 metros de altura. Dados do órgão apontam que durante as férias do mês de janeiro deste ano, as dunas receberam 1.252 visitantes

Dunas chegam a 40 metros de altura
Descrição: Dunas chegam a 40 metros de altura Crédito: Foto: Naturatins

O rico cenário formado pela biodiversidade e belezas naturais que o Tocantins possui é cada vez mais alvo de interesse de turistas que buscam aventura e paisagens exuberantes para o lazer. Entre os atrativos turísticos mais visitados no Estado estão as dunas que compõem o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e que tem como órgão gestor o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

Dados do órgão apontam que durante as férias do mês de janeiro deste ano, as dunas receberam 1.252 visitantes. Um crescimento de mais de 142,63%, comparando com o mesmo período do ano passado, quando o lugar recebeu 516 visitantes. No fim de semana do último carnaval estiveram nas dunas 824 visitantes, um aumento de 7,01% se comparado com o carnaval de 2015, quando 770 pessoas visitaram o local. Estatísticas apontam que de 2014 para 2015, o aumento foi de 27,33%. Do mês de janeiro a dezembro de 2014, 8.726 visitantes compareceram ao local. Destes, cerca de 1.500 pessoas estiveram nas dunas durante o mês de julho, período de maior frequência de turistas.

 

Com exuberância peculiar as dunas chegam a 40 metros de altura. Formadas por areias finas de tons que vão do alaranjado ao dourado, conforme a luz do sol,  é destino de turistas de várias partes do País.

 

Nos feriados de maior relevância, a equipe do Parque Estadual do Jalapão realiza operações de Uso Público, Educação Ambiental e de Proteção, com a finalidade de preservar os atrativos naturais da unidade e seu entorno; recepcionar e orientar os visitantes sobre os pontos turísticos e suas normas de visitação, alertando-os para as questões ambientais; Além de orientação aos proprietários de atrativos naturais sobre o uso adequado de suas áreas e também o monitoramento das mesmas.

 

No feriado de carnaval a equipe do PEJ realizou a Operação Carnaval com o apoio da Gerencia Regional de Fiscalização de Palmas e do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Palmas (BPMA). Contou ainda com a gestora do Parque, um inspetor de Recursos Naturais e três guardas-parque.

 

Conforme a supervisora do Parque Estadual do Jalapão, Aline Vilarinho Rocha Aires Melo, a visitação favorece um encontro direto com a natureza, que resulta numa sintonia entre o homem e o meio ambiente. Mas ela alerta para os cuidados que o visitante deve ter com fragilidade e preservação do ambiente.

 

“Nesta parte do Parque, é permanente o cuidado que temos com os recursos naturais, porque fazemos um trabalho de conservação e proteção ambiental. E para reforçar ainda mais essa atenção, recentemente foram contratados cinco brigadistas permanentes que vão trabalhar na prevenção e combate das queimadas. Mas também temos preocupação com outros pontos turísticos, como os fervedouros que existem em grande número”, ressaltou. 

 

Segundo Aline Vilarinho, muitas áreas são atrativos localizados em propriedades privadas. “É necessário que os proprietários tenham um controle ordenado e entendam a necessidade da preservação ambiental, além de saberem que não podem exceder o suporte de carga, ou seja, cada local tem uma capacidade de permanência e banho”, conclui.

 

(Com informações da Ascom/Naturatins)

Comentários (0)