Em um mês, Carreta da Saúde já realizou cerca de quatro mil exames

Método tem se mostrado eficiente para levar exames preventivos a mulheres de todo o Estado. Outra carreta deve iniciar as atividades no próximo dia 12 de agosto

Mulheres sendo atendidas
Descrição: Mulheres sendo atendidas Crédito: Elson Caldas/ATN

Método eficiente para levar exames preventivos a mulheres de todo o Estado, a Carreta da Saúde completa um mês de atuação realizando exames de mama e colo de útero, doenças que mais matam mulheres no Brasil. Desde o início do trajeto da carreta, em junho, já foram realizados aproximadamente quatro mil exames nos sete municípios que o veículo passou com as equipes de saúde. Outra carreta deve iniciar as atividades no próximo dia 12 de agosto, percorrendo municípios da região norte do Estado.

De acordo com a diretora do Departamento de Promoção e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Morgana Martins dos Santos, a carreta facilita o acesso a importantes exames que normalmente são negligenciados pelas mulheres. Geralmente, segundo a diretora, as pessoas procuram o médico somente quando já estão sentindo os sintomas, o que dificulta o tratamento no caso de diagnóstico de câncer. “A carreta facilita mais o acesso à detecção precoce. Toda mulher acima de 50 anos tem, por direito, acesso à mamografia. O Tocantins, através da carreta facilita o acesso para mulheres a partir de 45 anos”, disse.

Desta maneira, os números de atendimento da carreta, que iniciou a prestação de serviços por Palmas, demonstram um progresso na busca por diagnósticos precoces de câncer de mama e de colo de útero. Conforme levantamento da Sesau, só de mamografias foram 1.000 exames realizados em cinco semanas. Número duas vezes maior do que os atendimentos registrados no mesmo período nos seis mamógrafos fixos do Estado.  “Em cinco semanas foram mil mamografias. No mesmo período, nos mamógrafos foram feitas 491”, explicou.

Além disso, a carreta da mulher, nos sete municípios pelos quais passou, realizou 1.497 exames de ultrassom e 1.341 exames preventivos a mulheres com idade entre 45 e 69 anos. “Estamos facilitando o diagnóstico com ultrassom de mama mais especializado e que não tem muitos profissionais que fazem no Estado”, destacou Morgana.

Até o momento a carreta, que está atendendo no município de Combinado, já passou por Palmas, Lagoa da Confusão, Silvanópolis, Santa Rosa, Pindorama e Ponte Alta do Bom Jesus. Após Combinado, a carreta segue para Arraias e Cristalândia. “As pacientes com diagnóstico de câncer são encaminhadas automaticamente para as Unacons (Unidades de Alta Complexidade em Oncologia) em Palmas e Araguaína”, completou.

 

Bico do Papagaio

Uma segunda carreta tem previsão de chegada ao Tocantins a partir do próximo dia 12 de agosto e deve iniciar os atendimentos pelo extremo norte do Estado. Segundo Morgana Martins, o primeiro município a receber os atendimentos da carreta da saúde será Araguatins e, de lá, continua a percorrer a região do Bico do Papagaio. “A região Norte do Estado é a que mais tem solicitado o atendimento da carreta”, justificou.

 

Parceria com município

A Carreta da Saúde é um benefício que tem garantido exames de qualidade a mulheres de todo o Estado, mas que precisa da parceria com os municípios para funcionar plenamente. De acordo com a Sesau, as prefeituras, ao assinarem o termo de cooperação para receber a visita dó veículo, devem garantir fornecimento de água e energia elétrica, além de orientar as pacientes através de seus programas de atenção básica.

 

 

Comentários (0)