Itacajá recebe PAM: município terá 15 dias para pavimentar estradas vicinais

Secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira, disse que PAM vai acabar com pedidos de empréstimos dos prefeitos e integrar o Estado. Prefeita da cidade falou da expectativa da população...

Máquinas são fornecidas pelo governo
Descrição: Máquinas são fornecidas pelo governo Crédito: Luciano Ribeiro/ATN

O Programa de Assistência aos Municípios (PAM) foi lançado na manhã desta quinta-feira, 8, em Itacajá. Para o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira (PSDB), que estava representando o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos (PSDB), “o PAM vem com um conjunto completo para atender a todos e melhorar tudo, além de integrar melhor o Estado”.

A parceira do Governo do Estado com as prefeituras municipais visa recuperar estradas vicinais de 44 municípios das regiões de Itacajá e Goiatins. São cinco patrulhas mecanizadas, cada uma contando com seis máquinas, entre tratores de esteiras, retroescavadeiras e caminhões, disponibilizadas pelo Governo para trabalhar simultaneamente em cinco municípios durante 15 dias.

“O principio é nós fazermos aquele papel que é do Prefeito que não tem conseguido o apoio nem as condições, com as receitas do FPM caindo, de cuidar das estradas vicinais”, afirmou o secretário. Segundo ele, as máquinas do Governo não estão ali para fazer estradas estaduais, mas sim melhorar os caminhos para a escola. “Mesmo com a entrega de 390 ônibus traçados e adaptados, nós sabemos das condições que ainda existem lugares no Tocantins em que os alunos têm que fazer um percurso a pé”, justificou Eduardo Siqueira.

O secretário afirmou que o principio de emprestar uma máquina para o prefeito desaparece com o PAM e que todos os prefeitos, indistintamente e independente de partido, tem os mesmos direitos. “Todos os prefeitos tem os mesmos dias de máquinas, as mesmas horas e o diesel, pois sabemos que o prefeito não tem como arcar com essas despesas”, afirmou o secretário.

Eduardo Siqueira afirmou ainda, que em 2014 ocorrerá a inauguração da estrada que liga Itupiratins à Itacajá, que atualmente está em obras.

 

População cria expectativa

A prefeita de Itacajá, Maria Aparecida, falou da expectativa da população do município em receber as obras. “As estradas vicinais são todas, totalmente, estradas de chão, até as vias de acesso e as interestaduais são todas de chão, nós não temos nenhuma estrada ligada com o asfalto, então a ajuda do Governo vai ajudar o trabalho dos prefeitos dos municípios”, afirmou a prefeita.

Para Maria Aparecida o maior benefício é o apoio à educação, já que por essas estradas são transportados os alunos e também é feita a escoação dos produtos.

“Temos três vias de acesso à cidade e nenhuma delas é pavimentada e a expectativa principal é com o asfalto de Itupiratins para Itacajá (TO 239), que está em obra e eu acredito que já esteja pronto até o ano que vem. São 46 Km de estrada”, disse Maria Aparecida ao relatar que as galerias e bueiros desta estrada já estão quase todos prontos e com 15 km de terraplanagem feitos.  

Comentários (0)