Pacientes e servidores do Dona Regina enfrentam problemas com serviço de rouparia

Documento aponta que pacientes e servidores do HMDR estariam expostos a diversos riscos decorrentes da má higienização de rouparia. Sesau garante que máquina de lavagem volta a operar ainda hoje

Rouparia do HMDR apresenta problemas
Descrição: Rouparia do HMDR apresenta problemas Crédito: T1 Notícias/Arquivo

O Portal T1 Notícias teve acesso nesta sexta-feira, 03, a um documento, datado do último dia 02, expondo que o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) enfrenta ineficiência na distribuição de roupas, lençóis e tecidos usados principalmente no centro cirúrgico e que os mesmos não estariam sendo lavados adequadamente.

 

Segundo o documento, que é um comunicado interno do hospital, a gestão de processamento e distribuição da rouparia, inclusive das roupas esterilizadas para serem usadas nos procedimentos cirúrgicos, não está funcionando de forma eficiente.

 

O documento diz que os artigos do hospital estão sendo devolvidos constantemente porque, mesmo após o processamento, as roupas estariam apresentando sujeiras, mau cheiro (com odor característico de sangue), além de uma grande quantidade de tecidos com remendos e rasgões que impossibilitam manter o provimento dos mesmos para os procedimentos de emergência e eletivos.

 

Uma funcionária do hospital, que pediu para ter sua identidade preservada, disse em entrevista ao Portal T1 Notícias que “está instaurado um verdadeiro caos no hospital (...) as pacientes estão entrando nas salas pré-operatórias, vindo da enfermaria enroladas em um lençol. Hoje não tinha tecido para enxugar os bebês que tomaram banho”.

 

A servidora afirmou que “a secadora está quebrada, a centrífuga está quebrada, está sendo tudo processado no HGP” e que, sem as devidas condições de higiene, "os funcionários e pacientes estão expostos a condições de risco de infecções”.

 

Manutenção

Em nota ao T1 Notícias a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde confirmou que as máquinas de lavagem e secagem do HMDR não estão operando, mas garantiu que elas voltam a funcionar ainda nesta sexta-feira, 03. “Neste período de manutenção os serviços de rouparia da maternidade foram supridos pelos equipamentos do Hospital Geral de Palmas (HGP)”, destaca a nota.

 

Veja a nota na íntegra:

 

Secretaria de Estado da Saúde

Nota de Esclarecimento

 

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que as máquinas de lavagem e secagem do Hospital e Maternidade Dona Regina passaram por manutenção corretiva e devem voltar a operar normalmente ainda nesta sexta-feira, 3. Neste período de manutenção os serviços de rouparia da maternidade foram supridos pelos equipamentos do Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

 

Comentários (0)