Com a chegada do carnaval, é essencial que os foliões estejam cientes dos seus direitos como consumidores. E para garantir uma festa segura e divertida, o Procon Tocantins deu algumas dicas de como evitar cair em golpes durante a folia.
"O consumidor deve atentar ao que determina o Código de Defesa do Consumidor e adotar uma postura de consumo consciente, o que contribuirá para prevenir transtornos neste período festivo," afirma Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.
Confira as dicas!
1. Compras de ingressos: Para não cair em golpes, compre ingressos apenas em locais oficiais.
2. Forma de pagamento: O estabelecimento deve divulgar quais as formas aceitas.
3. Perda de comanda: O estabelecimento não pode cobrar por perda da comanda, e também não deve impor um valor mínimo de consumação. Isso é considerado uma prática abusiva.
4. Couvert artístico: Pode ser cobrado, mas deve ser avisado ao cliente sobre a cobrança. Nos estabelecimentos é obrigatório conter placas fixadas com o valor cobrado.
5. 10% do garçom: O consumidor não é obrigado a pagar.
6. Pacotes de viagens: Certifique-se que a empresa responsável esteja cadastrada e regularizada. Verifique todos os detalhes, com hospedagem, transporte e itinerários e guarde todos os comprovantes de pagamentos.
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