Sem sistema desde a manhã desta quinta, 4, Detran atrasa processos

Detran-TO está com o sistema sem funcionar desde o iníco da manhã desta quarta-feira, 4, desta prejudicando usuários que tem pendências a resolver. Detran diz que problema é na Base Índice Nacional

Desde o início da manhã desta quinta-feira, 4, o sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) está fora do ar, prejudicando usuários que tem pendências a resolver nas centrais de atendimento do órgão. A maioria dos serviços não está sendo realizados, com isso fica impedida a abertura de processo, entre eles a entrada da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), pedido de segunda via de documentos e atualização de dados.

 

Entre os poucos serviços disponíveis estão a entrega e consulta de documentos; e também emissão de boletos referente a taxas. Segundo informações do Detran não há previsão para que o sistema volte a funcionar.

 

Entrega CNH

Segundo Francelio Peixoto, a dificuldade para conseguir pegar sua CNH é desde o último dia 29, data prevista para ser entregue o documento. De acordo com Peixoto, foi no Detran várias vezes e sua CNH nunca está disponível para entrega.

 

Em contato com a auto escola onde fez as aulas teóricas e práticas, o mesmo foi informado que o problema seria com a gráfica que faz a emissão dos documentos, uma vez que estariam sem receber. "Na auto escola me informaram que a gráfica não estava fazendo o serviço porque estavam sem receber", explicou Peixoto.

 

Em nota o Detran explicou que houve uma queda no sistema operacional e resultou de falhas na Base Índice Nacional (BIN), que é o banco de dados oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Ainda segundo o Dentran não é possível realizar alguns serviços, porque se trata de um processo interligado com o Denatran e a BIN, ou seja, foi uma falha no sistema nacional.

 

Sobre a pendência financeira com a gráfica, o Detran informou que não há nenhuma dívida com a gráfica responsável pela emissão da CNH.

Confira a nota na íntegra

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) esclarece que a queda no sistema operacional do Detran resultou de falhas no sistema operacional da Base Índice Nacional (BIN), que é o banco de dados oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), onde estão inseridas as informações referentes a todos os veículos em circulação no país, bem como todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).

 

Desta forma, não é possível realizar alguns serviços, porque se trata de um processo interligado com o Denatran e a BIN, ou seja, foi uma falha no sistema nacional.

 

Os técnicos da Gerência de Tecnologia da Informação do Detran estão aguardando o retorno da conexão da BIN até o fim da tarde desta quinta-feira, 4, para que os serviços voltem à normalidade.

 

O Detran-TO esclarece, também, que não há nenhuma dívida com a gráfica responsável pela emissão da CNH. Até às 16h desta quinta-feira, a Gerência de Habilitação estará recebendo lotes do documento.

 

(Matéria atualizada às 16h20 de 04/02/2016)

Comentários (0)