Semana de Ciência e Tecnologia tem início no Tocantins com programação especial

Com programação especial para crianças e jovens, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início no Tocantins

Vice-governador Tom Lyra abriu o evento
Descrição: Vice-governador Tom Lyra abriu o evento Crédito: Márcio Vieira/ATN

Com objetivo de mobilizar e chamar atenção da população para o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, foi aberta na noite desta segunda-feira, 13, no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo governo do Estado e parceiros.

 

Durante a solenidade, abrindo oficialmente a programação do evento, o vice-governador Tom Lyra destacou que a população carece de inclusão na área da tecnologia e inovação e que eventos como este são importantes para o desenvolvimento. “O foco nessa área é necessário e esse tipo de evento é extremamente importante para a sociedade tocantinense, pois possibilita que sejam pensadas as gerações futuras”, disse.

 

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, ressaltou o que foi programado para a Semana, que nesta 11º edição abrange, em especial, as crianças e jovens. “Com uma programação variada vamos conseguir chegar a crianças, que vão aprender mais sobre tecnologia, chegar aos jovens, aos mestres e doutores que vão poder expor seus trabalhos científicos, mostrar seus conhecimentos. Temos que fazer com que a tecnologia, a inovação e a ciência possam servir ao público de uma maneira mais efetiva”, disse o secretário.

 

Para a diretora do Ceulp Ulbra, Kelen Mânica, a Semana sempre é muito esperada no meio acadêmico, pois desperta o interesse pela pesquisa e pela inovação. “Com isso, estamos fazendo com que nossos alunos descubram e desenvolvam seus talentos. Esse é um momento em que eles são motivados para a iniciação científica”, destacou.

 

A aluna de Biomedicina da Ulbra Emidia Sousa fez questão de presenciar a abertura do evento e destacou que a Semana vem colaborar para ampliar a visão de mundo das pessoas, principalmente das crianças. “Esse é um evento que está percebendo a necessidade da imediata inclusão das crianças, para que elas entendam desde cedo a importância de se conviver e trabalhar com foco na ciência e na tecnologia. Quando já se trabalha com essa ideia desde cedo é muito mais fácil se atingir o desenvolvimento”, explicou.

 

Programação

Ainda durante a abertura, o público pode prestigiar a apresentação do Grupo Mad Science, que através de um show interativo mostrou a diferença entre mágica e ciência e atraiu a atenção do público. Quem esteve presente também pode conferir a palestra “Ciência e Tecnologia inclusiva”, proferida por Flávia Cintra, repórter do Fantástico e ativista dos movimentos sociais em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

 

Na palestra, Flávia apresentou sugestões sobre como inovar e lucrar com investimentos e disse que espera conseguir inspirar as pessoas no uso da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento humano. “O que todo ser humano quer é ser feliz e a tecnologia é fundamental para isso. Ela facilita o dia a dia das pessoas, mas para algumas ela é o que torna a vida possível”, afirmou. 

 

Saiba mais

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) segue até o dia 19 com variada programação como a Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia (FECIT), o Seminário: Ciências, Inovação e Tecnologia, o 1º Workshop do Agronegócio (Agroif) e o V Seminário de Segurança alimentar e Desenvolvimento Regional.

 

O evento, que acontece em todo País, é coordenado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). No Tocantins, a semana é realizada pelo governo do Estado, por meio da Sedecti, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio de parceiros.

 

 

Comentários (0)