Principais habilidades digitais para incluir em um currículo

Não importa para qual cargo se candidata, um currículo é sempre importante

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Arquivo/Agência Brasil

A redação do currículo pode ser um processo longo, tedioso e um pouco estressante, especialmente quando se trata de decidir quais informações colocar nele. No entanto, considerando a importância que um currículo tem para sua carreira, há muitas coisas cruciais a serem lembradas ao elaborar o currículo de trabalho ideal.

 

Não importa para qual cargo se candidata, um currículo é sempre importante. Quanto mais sênior for a posição, melhor o seu currículo precisa ser. Também se torna mais desafiador nesses momentos cruciais avaliar quais experiências você precisa mencionar e quais deixar de lado.

 

Fatores a serem lembrados ao escrever um currículo

 

Ao escrever um currículo para qualquer trabalho, há alguns fatores essenciais a serem lembrados. Esses fatores podem fazer ou quebrar suas perspectivas para um determinado trabalho:

 

  • Personalizar: Ao contrário da crença e do conhecimento popular; um currículo deve ser personalizado para cada empresa e trabalho em particular. Embora você possa estar se candidatando para o mesmo nível de trabalho ou tipo de trabalho, deve haver personalizações com base na descrição do trabalho fornecida pela empresa.

 

Ao ler a descrição do trabalho, você pode descobrir que tipo de habilidades e experiências uma empresa está procurando e destacar adequadamente as relevantes. Cada pessoa tem um conjunto de habilidades, cada uma das quais pode ser útil de maneira diferente. Como tal, determinar o que é útil onde é essencial.

 

Além disso, todo Currículo possui uma seção de perfil/objetivo/resumo na parte superior, que deve ser personalizada de acordo com a descrição do trabalho. Isso permite que o empregador saiba que você foi minucioso e destaca os pontos fortes e as habilidades relevantes, aumentando assim suas chances de ser contratado.

 

  • Leia a descrição do trabalho: Esteja você se candidatando a todas as empresas que encontrar ou para um emprego dos sonhos, ler a descrição do trabalho é essencial. Isso o orienta a determinar como criar ou moldar seu currículo que melhor destaque sua adequação a um determinado trabalho.

 

  • Seja sucinto: Por mais importante que seja mencionar suas experiências educacionais e de emprego, é igualmente importante ser sucinto. Um currículo não pode ter 4 páginas, detalhando cada experiência em detalhes. É essencial identificar os projetos-chave e quaisquer papéis de liderança e mencioná-los brevemente.

 

  • Mantenha a simplicidade: impressionar seus possíveis funcionários não requer o uso de uma linguagem excessivamente sofisticada ou complexa. Use termos simples e mantenha-o simples. Faça seu ponto de vista em uma linguagem clara e concisa, que seja descomplicada e exponha claramente o significado.

 

  • Organize: Outra das coisas mais importantes para garantir ao criar um currículo é garantir que você o mantenha limpo e organizado. Divida claramente as várias seções. Selecione um modelo limpo que se encaixe em todas as informações, mas também o mantenha organizado em seções bem definidas.

 

Um currículo limpo e organizado torna mais simples para o RH ou empregador digitalizar seu currículo. Isso, por sua vez, maximiza suas chances de ser contratado.

 

Habilidades Digitais para incluir no seu Currículo

 

Estamos vivendo na era digital. Como tal, não é surpresa que as habilidades digitais estejam em alta demanda nos dias de hoje. Mas são inúmeras as competências digitais que possuímos ou podemos aprender, o que torna pertinente perceber quais as competências digitais a incluir no seu Currículo.

 

Nem todas as habilidades digitais podem ser pertinentes a um determinado trabalho. Por outro lado, algumas outras habilidades digitais, muitas vezes consideradas essenciais para um tipo específico de trabalho, podem precisar ser mencionadas explicitamente. Algumas das principais habilidades digitais para listar em seu currículo incluem:

 

  • Microsoft Office Suite: Embora agora seja considerada uma habilidade digital essencial, alguns empregadores mencionam especificamente que exigem essas habilidades nos candidatos, o que implica que você deve incluí-las em seu currículo.

 

  • Habilidades de marketing digital: muitos empregos exigem algum nível de habilidades de marketing digital. Isso pode incluir habilidades em Google Ads, Social Media Marketing, Social Media Management, Digital Outreach, Facebook Ads, Youtube Marketing, Instagram Promotions, etc.

 

Se você estiver optando por uma função criativa ou de marketing, branding e desenvolvimento de negócios, essas habilidades serão úteis.

 

  • Conteúdo Digital: Hoje, conteúdo é tudo. O consumo de conteúdo está em alta no mundo todo, e a criação de conteúdo digital é uma habilidade altamente demandada. A criação de conteúdo digital requer um pouco de habilidade e familiaridade com plataformas específicas, incluindo sistemas de CRM, análise de SEO, software SaaS e muito mais.

 

O conteúdo digital precisa de conhecimento técnico, talento criativo e conhecimento das últimas tendências, habilidades dinâmicas de aprimoramento e, como tal, exibe a capacidade de ser ágil, entender novas tecnologias rapidamente e fornecer conteúdo valioso constantemente.

 

As habilidades digitais não apenas ajudam você a conseguir um emprego, mas hoje podem impulsionar imensamente o crescimento da sua carreira. Por mais essencial que seja listá-los em seu currículo, também é crucial manter-se atualizado e atualizado com os últimos desenvolvimentos em sua carreira.

Comentários (0)