Agtur e Sebrae iniciam ação para implantação do Pólo Turístico de Taquaruçu

Equipes da Agtur e do Sebrae Tocantins iniciaram as consultorias para estruturação de Produtos Turísticos de Taquaruçu. Essa primeira etapa do projeto visa implantação do Pólo Turístico no Distrito.

Agtur e Sebrae realizam consultorias em Taquaruçu
Descrição: Agtur e Sebrae realizam consultorias em Taquaruçu Crédito: Secom/Palmas

Dentro da implantação do projeto do Pólo Turístico de Taquaruçu, a equipe de estruturação turística da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e consultores do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Tocantins) iniciaram, na manhã desta sexta-feira, 10, as consultorias para estruturação de Produtos Turísticos de Taquaruçu.

 

Esta etapa do projeto, que tem à frente a consultora Luciana Masson, tem como primeiro objetivo a identificação, análise e hierarquização da oferta turística; desenvolvimento, apresentação e validação da(s) proposta(s) de produto(s) turístico(s), alinhado(s) com o potencial de atrativos; planejamento, organização e realização da viagem precursora/teste do(s) produto(s) turístico(s) definido(s); apoio no planejamento, organização e condução de viagens técnicas: FAMTOUR, com possíveis parceiros para a comercialização – operadoras e agências de turismo e PRESSTOUR, com veículos de comunicação para o estímulo de mídia espontânea e direcionada.

 

Segundo Luciana Masson, a expectativa com esta consultoria é de contribuir com o desenvolvimento territorial do Distrito de Taquaruçu, por meio da atividade turística e suas conexões. “Buscar valorizar e resgatar a identidade local; materializar a atratividade local, por meio de um ou mais produtos turísticos, promovendo novos negócios e os negócios já existentes; iniciar a implantação de um ou mais produtos turísticos em Taquaruçu, de forma sólida, sustentável, participativa e integrada, visando à consolidação do destino turístico”, disse a consultora.

 

Sobre o projeto

A primeira etapa do projeto será a realização de um diagnóstico, que deverá identificar oportunidades, contemplar o cenário atual de atendimento ao turista e as necessidades de regulamentação do setor. Além disso, visa incluir o mapeamento geo-referenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualizar a descrição das características físicas, nível de dificuldade de trilhas de acessos, elaborar capacidade de carga dos atrativos, do fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades.

 

A partir dos dados levantados pelo diagnóstico, serão desenvolvidas ações de relevância e eficácia junto à comunidade. Essa atuação será com ênfase na formação e fortalecimento de redes de empreendedores, articulando parcerias locais e identificando novas oportunidades de atuação, além de orientação aos empreendedores e disseminação de conhecimento.

 

O projeto prevê mais de R$ 5 milhões em investimentos, que estimularão o empreendedorismo, gerarão emprego e renda, promoverá a inclusão social e contribuirá para o desenvolvimento e promoção de produtos associados ao turismo. A previsão é que o projeto seja realizado em quatro anos, tendo conclusão em dezembro de 2017.

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