Com nome na disputa pela presidência, Freire Jr. diz que PSDB está desarrumado

O deputado é pré-candidato a presidência do partido no Tocantins, diz que a sigla só tem uma executiva provisória municipal e fala da necessidade de ter agenda partidária...

Deputado Freire Jr.
Descrição: Deputado Freire Jr. Crédito: Sherlynton Ribeiro

Afirmando que suas críticas são no plano das ideias e não pessoais, o deputado estadual Freire Júnior (PSDB), pré-candidato a presidência do PSDB, criticou a gestão do PSDB no Tocantins em entrevista ao T1 Notícias. Freire disse que o partido “talvez” seja o único que só tem uma comissão provisória municipal registrada no  Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com informações do TRE, além da comissão provisória da Capital, válida até 3 de março de 2014, presidida pelo ex-vereador Cavalcante, o partido tem só a comissão provisória que vale até o próximo dia 23. Na última semana, o presidente do partido Ernani Siqueira que já havia informado oficialmente que não ia continuar à frente da direção estadual refluiu e apontou que vai disputar a reeleição.

Freire disse que o PSDB não teve uma reunião neste ano e pediu que  a sigla tenha uma agenda partidária e não a confunda com agenda de governo. O deputado comentou ainda que se o atual presidente dos tucanos no Estado Ernani Siqueira for para reeleição tem que ser para organizar o partido e frisou que vai para a disputa de voto na eleição para a executiva estadual da sigla. “É preciso dar autonomia aos diretórios municipais. Tem que ver se ele vai ser candidato para levantar o partido, reorganizar. Se for, não fujo de um entendimento, mas tem que ter um compromisso em se dedicar ao partido. Não tem uma comissão provisória válida mais”, sinalizou Freire.

Segundo Freire o PSDB está desarrumado. Ele criticou o excesso de comissões provisórias e disse que não se faz eleição municipal das executivas. O deputado citou o exemplo do PMDB onde as eleições dão estabilidade aos integrantes do partido e indicou que eleição para formar os diretórios municipais é um caminho democrático ao invés de comissões provisórias. “Se houver eleição não se pode tirar a direção do partido no interior”, emendou Freire que continuou: “Hoje ou amanhã a comissão provisória pode ser trocada como a direção estadual quiser. Assim não se cria militância, não se cria amor a legenda. Porque o PMDB está na disputa interna? Porque lá tem eleições”.

Agenda

Para Freire o PSDB tem que ter agenda distinta e não divergente da agenda de governo. “O partido não pode ficar na agenda do Governo. Não quer dizer que tem que ser contra o Governo”, apontou Freire.

De acordo com Freire os dirigentes do PSDB no Estado estão todos em cargos no Governo o que faz com que se dediquem mais a gestão do governo Siqueira Campos que ao partido. “É essencial fortalecer o líder municipal, estimular a Juventude do PSDB (JPSDB). Veja só o secretário estadual da Juventude, Olinto Neto, que também é presidente da JPSDB. Ele não está dando conta nem de ser secretário e nem da juventude do partido”, declarou, emendando que não tem nada contra Olinto, mas que a crítica é sobre a necessidade de ter um partido organizado.

Pré-candidatura

Freire apontou que sua proposta é fortalecer as bases do PSDB, trazer debates e discussões para dentro do partido.  “Por isso estou colocando o nome para disputar a presidência do PSDB, para poder dar uma estrutura partidária que permita uma organicidade ao partido”, afirmou Freire.
 

Leia o que já foi publicado sobre o assunto:

Ernani diz que seu nome é consenso para reeleição; Freire se mantém na disputa

Ernani Siqueira deixa presidência do PSDB no fim deste mês

Freire diz que PSDB virou anexo do Palácio e cogita candidatura à presidência

 

Comentários (0)