Parlamento Amazônico ocorre nesta segunda na Assembleia Legislativa

Encontro pretende discutir legislação sobre a mineração do Brasil; Discussão já teria começado na Câmara Federal e estados do norte ficaram de fora do debate

Freire Junior
Descrição: Freire Junior Crédito: Lourenço Bonifácio

O II Encontro do Parlamento Amazônico ocorre nesta segunda-feira, 26, às 9 horas da manhã na Assembleia Legislativa (AL) com o tema “O Marco Regulatório da Mineração no Brasil”.  De acordo com o deputado estadual e vice-presidente do Parlamento, Freire Júnior (PSDB), a discussão em Palmas é necessária, pois o tema já é debatido na Câmara Federal e a região Norte teria sido “esquecida”.

“Nós escolhemos o tema sobre o marco regulatório porque já há um Projeto de Lei (37/2011) que muda todo o setor mineral. Para isso, foi criada uma comissão especial em Brasília para discutir o assunto, mas toda a bancada é composta por deputados de Minas Gerais e o norte ficou à margem das decisões”, explicou.

Freire Júnior declarou ainda, que a mineração é de extrema importância para o Tocantins, portanto a discussão na capital é indispensável. “Oferecemos Palmas para ser a sede desse encontro porque queremos nos inserir como atores principais e não periféricos desta discussão”, completou.

De acordo com o vice-presidente, após o debate será confeccionada uma carta ao Congresso Nacional e ao Ministério de Minas e Energia (MME) com as decisões que foram tomadas no II Encontro do Parlamento Amazônico e com as solicitações dos representantes da região Norte.

De acordo com informações passadas pela assessoria de comunicação de Freire Júnior, o presidente do Departamento Nacional de Produção Mineral (Dnpm) do Acred, Antônio Feijão, e possivelmente o relator do Projeto de Lei, deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), participariam do evento.

Entenda

O deputado Freire Júnior foi eleito e empossado como vice-presidente do Parlamento Amazônico, entidade composta por deputados da região norte, em maio deste ano durante a realização da XVII Reunião da União Nacional dos Le­gis­ladores e Legislativos Esta­duais (Unale), em Recife (PE).  O presidente do parlamente é o deputado Luiz Tchê (PDT-AC). A 1ª edição do encontro ocorreu ainda em Pernambuco, após a eleição dos membros do parlamento.

Comentários (0)