Redator da Ficha Limpa, Márlon Reis muda título para Palmas visando candidatura

Advogado do partido Rede, Márlon disse que está a disposição para uma eventual candidatura no Tocantins. O título de eleitor do ex-juiz foi transferido para Palmas

Marlon Reis transfere título de eleitor para Palmas
Descrição: Marlon Reis transfere título de eleitor para Palmas Crédito: Divulgação

O relator da Lei da Ficha Limpa em nível nacional, o ex-juiz Márlon Reis, transferiu seu título eleitoral para Palmas esta semana. Márlon é advogado do partido Rede e disse ao Portal T1 Notícias, em entrevista nesta sexta-feira, 4, que está a disposição da legenda para uma eventual candidatura no Estado. “Tudo é possível. Quero participar do debate político no Tocantins, ajudar o Estado onde eu nasci”, revelou na entrevista.

 

Ao ser questionado sobre qual cargo poderá concorrer nas Eleições de 2018, comentou que não tem nada definido ainda. “Tudo será decidido coletivamente. Comuniquei isso (mudança de Zona Eleitoral) ao diretório nacional da Rede e do estadual. Recebi apoio e a partir de agora estou à disposição para colaborar”.  

 

Já sobre uma possível aliança com políticos tocantinenses, Márlon ponderou que por enquanto não tem ninguém em mente, mas está aberto para diálogo.  “Conversarei”. E sobre a política Nacional, o advogado acredita que o país está vivendo um momento crítico com as “aprovações de medidas impopulares no Congresso”.

 

Ficha Limpa

 

Márlon Reis foi o primeiro juiz a impor aos candidatos a prefeito e a vereador revelar os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas antes da data da eleição. A lei, fruto de uma iniciativa popular, foi aprovada, em 2010, após a coleta de 1,6 milhões de assinaturas e a mobilização de outros milhões de brasileiros. A lei já barrou mais de 1.200 candidatos em todo o Brasil.

 

O advogado não acredita que a lei possa sofrer alterações futuras pelo Congresso. “Ela foi construída por milhões de brasileiros que se mobilizaram. Está socialmente protegida”, ponderou.

 

Biografia

 

Márlon Reis, 45 anos, é advogado especialista em Direito Eleitoral e Partidário e com atuação nos Tribunais Superiores. É um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, que impede a participação eleitoral de candidatos que tenham sofrido condenações criminais em âmbito colegiado.  Nasceu em Pedro Afonso-TO, em 10 de dezembro de 1969, filho de Arlete Jacinto Reis e Dourival Alves dos Reis.

 

Formou-se em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1993. Em 1997 se tornou juiz de direito. Desde então trabalhou e residiu em Passagem Franca, Riachão, Olho d'Água das Cunhãs, Alto Parnaíba e Itapecuru-Mirim.

 

Em 2008 foi para a Comarca de João Lisboa, sendo autorizado pelo Tribunal de Justiça a residir em Imperatriz. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. 

Comentários (0)