Requerimento que pede detalhes sobre cancelamento da FLIT deve ser votado na AL

Solicitação da presença do secretário da Educação do Estado é esperada por parlamentares; Deputado diz que é necessário maiores explicações sobre o cancelamento do evento

Secretário Danilo de Melo
Descrição: Secretário Danilo de Melo Crédito: Lourenço Bonifácil/T1

O deputado estadual Manoel Queiroz reforçou na manhã desta terça-feira, 03, a votação do requerimento de sua autoria que solicita o comparecimento do secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, no Plenário da Assembleia Legislativa (AL), para esclarecer o cancelamento da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) .

De acordo com o deputado, as declarações que o governo vem dando à mídia não estão esclarecendo os verdadeiros motivos do cancelamento do evento.  “Apresentei nesta segunda-feira, 02, o requerimento em regime de urgência porque o governo já deu declarações de que não vai organizar o evento”, justificou Queiroz.

Ele declarou ainda que a FLIT já é um evento esperado por todos os tocantinenses e que os motivos para a não realização do evento precisam ser mais claros.  “Nós sabemos que todos os governadores fizeram essa festa sem nenhum prejuízo para o Executivo. O governo já mudou a data e agora disse que não vai fazer a festa e ressaltou que ela ficaria para o ano que vem. Se não deu conta de fazer agora, vai dar conta de fazer no ano que vem?“, questionou o deputado.

A urgência para a aprovação do requerimento foi aprovada na sessão extraordinária desta segunda-feira. A votação deve ocorrer ainda esta semana no Plenário da AL.

O T1 Notícias entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria da Educação, para verificar se o secretário se apresentaria na AL para explicar o cancelamento da FLIT, mas foi informado de que aguardariam a votação do requerimento para manifestação. 

 

NOTA

O Governo do Estado informa que não haverá a edição 2013 da Feira Literária Internacional do Tocantins. A decisão foi tomada em virtude da condição financeira do Estado motivada principalmente por frustrações de receita, que resultaram na queda de aproximadamente R$ 300 milhões no período de agosto de 2012 a julho de 2013.

A decisão está baseada na necessidade de medidas de economia na administração estadual, que já estão sendo adotadas como, por exemplo, redução do número de contratos temporários, de cargos de confiança e de salários de comissionados".

Comentários (0)