Sandoval tenta acordo e propõe desconto de 80%: Inoreg diz que estuda proposta

Um acordo de desconto de 80% em taxas de hipoteca, explicado pelo deputado como o pagamento somente uma vez para quem tiver que fazer dois registros da mesma hipoteca, caminha para ser selado...

Sandoval Cardoso
Descrição: Sandoval Cardoso Crédito: T1 Notícias

Uma reunião no final da tarde desta segunda-feira, 10, entre os representantes dos cartórios, da classe empresarial e do setor produtivo, caminhou para um acordo entre as partes sobre a Medida Provisória nº 26, que trata dos reajustes nas taxas e emolumentos dos cartórios. "Até onde ficou conversado na reunião de ontem permaneceu um desconto de 80% nas taxas de hipoteca", disse o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado estadual Sandoval Cardoso (SDD).

O desconto funcionará da seguinte forma: nas taxas de hipoteca para a construção de imóveis, o setor produtivo pagará apenas uma vez. “Por exemplo, quando uma pessoa investe na construção de 100 casas e faz um empréstimo de valor ‘x’, ele pagará uma taxa de hipoteca em cima desse valor ‘x’. E quando for vender essa casa, ele teria que pagar novamente. Com o acordo ele só pagará uma vez. Serve para quem tiver que fazer duas vezes o mesmo registro de hipoteca”, explicou Sandoval Cardoso.

O desconto somente será concedido a quem comprovar que o investimento será no Tocantins e que a compra do material de construção também será realizada no Estado. 

O presidente da AL afirmou que vem trabalhando para que os pontos da MP estejam esclarecidos entre as partes interessadas para chegar a uma decisão vantajosa para todos. Ele disse que o problema tem sido as interpretações em pontos específicos da Lei. “É difícil chegar a uma conclusão porque se trata de taxas e ninguém quer que aumente, mas nós temos que pensar no período que está sem reajuste e na qualidade dos serviços dos cartórios. É em cima desses pontos que a gente está trabalhando”, disse.  

De acordo com Sandoval Cardoso, a discussão na reunião caminhou para o esclarecimento desses pontos específicos dentro da MP, que tinham interpretações diferentes entre as partes interessadas. “Por exemplo, existem certos pontos de interpretação da Lei por parte dos empresários e da Aprosoja, que é diferente da interpretação do cartório. Nessa questão encontramos um caminho que é fazer um a alteração na redação, um texto explicativo da Lei”, contou o presidente.  

Ainda segundo o presidente da AL, “esse acordo foi discutido ontem e hoje nós vamos nos reunir no final desta tarde para concluir esse entendimento, de forma que esteja existindo um consenso”. Esta reunião deve firmar o acordo entre as partes.

 

Inoreg analisa

Procurado pelo T1 Notícias, o Instituto de Estudo e Defesa da Atividade Notarial e Registral do Estado do Tocantins (Inoreg) negou o acordo. Disse que a proposta de acordo partiu do deputado Sandoval Cardoso e que não vai se pronunciar até que ela seja discutida entre os envolvidos que defendem o reajuste das taxas. Eles afirmaram que a proposta está sendo analisada.  

Comentários (0)