Santa Casa de Porto Alegre operará 12 crianças do Tocantins, a pedido de Kátia Abreu

A ajuda da Santa Casa de Porto Alegre foi oferecida após Kátia Abreu fazer um apelo ao hospital, considerado uma das melhores unidades filantrópicas do país

Senadora teve pedido de apoio atendido
Descrição: Senadora teve pedido de apoio atendido Crédito: Foto: Divulgação

A pedido da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre anunciou nesta quarta-feira, 5, que fará cirurgia em 12 crianças do Tocantins que têm cardiopatia congênita e esperam na fila dos hospitais públicos do Estado. A parlamentar solicitou ajuda ao hospital filantrópico gaúcho devido à situação caótica em que se encontra a saúde pública tocantinense.

 

A ajuda da Santa Casa de Porto Alegre foi oferecida após Kátia Abreu fazer um apelo ao hospital, considerado uma das melhores unidades filantrópicas do país. De acordo com levantamento da Defensoria Pública do Tocantins, há mais de mil crianças na fila de espera por cirurgia no Tocantins. As doze que serão operadas imediatamente foram identificadas pelo defensor público Arthur Luiz de Pádua Marques juntamente com os Ministérios Públicos Federal e Estadual.

 

A senadora recebeu nesta tarde o diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre, Julio Flávio Dornelles de Matos, e o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Edson Rogatti. Eles informaram que as quatro primeiras crianças já deverão ser operadas na próxima semana pelo cirurgião cardiovascular Fernando Lucchese, um dos maiores especialistas do país.

 

“Essas doze crianças que serão operadas imediatamente são as que apresentam os quadros clínicos mais graves, mas continuarei buscando outras instituições para atenderem às demais crianças que lamentavelmente aguardam na fila do SUS do Tocantins”, afirmou Kátia Abreu. “Agradeço muito a solidariedade da Santa Casa de Porto Alegre, que é exemplo de gestão e excelência para todo o país”, completou.

 

O próximo passo, de acordo com a senadora, é identificar mais cem crianças que precisam de intervenção cirúrgica urgente em outras especialidades além da cardiológica. “Vamos continuar levantando os casos mais graves para conseguirmos as operações não apenas em Porto Alegre, mas em outras localidades. Estou trabalhando todos os dias para isso, já que nossas crianças não podem contar com a saúde pública do estado”.

 

As famílias das crianças terão suporte da Casa de Apoio das Famílias da Santa Casa, local onde se hospedarão e receberão alimentação sem custos.


Visita

A senadora Kátia Abreu marcou para 26 de abril uma visita à Santa Casa de Porto Alegre para conhecer o sistema de gestão e as instalações do local. Ela convidará o defensor público Arthur de Pádua Marques e os secretários de Saúde das cinco maiores cidades tocantinenses: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.

 

Assista ao comentário da senadora Kátia Abreu: https://www.youtube.com/watch?v=8X7GWJ0n-Gg&feature=youtu.be.

Comentários (0)