PF deflagra operação de desvio de recursos na Funasa: superintendente é afastado

Operação Citrus investiga o desvio de recursos na Funasa em cinco Estados. A operação é realizada no Tocantins e simultaneamente no Amapá, Minas Gerais, Pará e Distrito Federal....

Polícia Federal
Descrição: Polícia Federal Crédito: T1 Notícias

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 22, a Operação Citrus, que investiga o desvio de recursos na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em cinco Estados. A operação é realizada no Tocantins e simultaneamente no Amapá, Minas Gerais, Pará e Distrito Federal.

Ao todo cerca de 120 policiais cumprem 12 mandados de prisão temporária, sete conduções coercitivas e 19 mandados de busca e apreensão. A investigação da PF foi iniciada há cinco meses e investiga o suposto desvio de R$ 45.576.521,40 em convênios.

Segundo informações da PF, no Tocantins 30 policiais estão em Palmas onde cumprem quatro mandados de busca e apreensão na Funasa e em três residências. Nesta manhã um lobista, que não teve a identidade revelada, foi preso na Capital. Um outro tocantinense, que estaria no Amapá, também teria sido preso nesta manhã.

Conforme as informações, o superintendente estadual da FUNASA, Onofre Marques de Melo, foi afastado do cargo e está na PF para prestar depoimento na manhã desta sexta-feira.  Ele tomou assumiu o cargo no Estado em dezembro de 2011 e o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB) foi o responsável pela indicação.

A investigação, conforme informações da PF, foi iniciada há cinco meses. Entre os responsáveis pelas execuções fraudulentas das obras estão políticos, empresários da construção civil, engenheiros e servidores públicos. Os acusados responderão pelos crimes de peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha. A operação contou com o apoio do Ministério Público Federal.

(Atualizada às 10h25min)

Comentários (0)